Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibovespa desaba 3,4% e anula ganhos de 2022

Vale e Itaú Unibanco eram as maiores pressões ao índice e varejo e tecnologia estavam entre os setores de pior desempenho da sessão

Economia|

Ibovespa sofre após decisões sobre juros no Brasil e nos EUA
Ibovespa sofre após decisões sobre juros no Brasil e nos EUA Ibovespa sofre após decisões sobre juros no Brasil e nos EUA

O principal índice da Bolsa brasileira afundava nesta quinta-feira (5), em linha com Nova York, após alta na véspera por causa de mensagem mais suave do Banco Central dos Estados Unidos, o Fed, quanto aos juros.

O mercado local também digeria a sinalização do Banco Central de uma elevação menor do que 1 ponto percentual na próxima reunião de política monetária. Vale e Itaú Unibanco eram as maiores pressões ao índice, e varejo e tecnologia estavam entre os setores de pior desempenho. Suzano e Klabin eram as únicas altas.

Às 12h03 (de Brasília), o Ibovespa caía 3,4%, a 104.655,23 pontos. O patamar anula os ganhos de 2022, já que o índice entrou no ano aos 104.822,44 mil pontos. O volume financeiro da sessão atual supera R$ 8,5 bilhões.

O índice avançou 1,7% na quarta-feira, acompanhando salto das Bolsas em Wall Street, após o presidente do banco central americano, Jerome Powell, descartar uma alta de 0,75 ponto percentual por ora no juro dos Estados Unidos. A declaração veio na sequência do anúncio de elevação em 0,5 ponto, como esperado.

Publicidade

As ações em Nova York revertiam o movimento nesta quinta-feira, impactadas pela queda firme dos papéis de tecnologia — o Nasdaq afundava 4,3%. "Tem a devolução do mercado aqui por conta do movimento lá fora em Nova York", diz Camila Abdelmalack, economista na Veedha Investimentos.

"Por mais que o mercado entenda que a postura do Fed não foi tão agressiva assim, o fato é que na curva de juros dos EUA a elevação de 0,75 ponto continua sendo a mais provável", acrescenta.

Publicidade

Internamente, havia impacto ainda da decisão de política monetária do BC, divulgada na noite da véspera. A alta de 1 ponto da Selic era amplamente esperada, e os investidores focaram a indicação do BC de uma alta de menor magnitude na próxima reunião, sem especificar se isso representaria o fim do ciclo.

Uma série de balanços corporativos negativos também pesava sobre o humor dos investidores na cena doméstica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.