Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibovespa tem maior queda em 10 meses com temor sobre coronavírus

Queda de 3,29% fez o índice de referência do mercado acionário brasileiro desabar de volta para os 114 mil pontos 

Economia|Do R7

Queda do índice foi a mais acentuada desde março de 2019
Queda do índice foi a mais acentuada desde março de 2019 Queda do índice foi a mais acentuada desde março de 2019

O Ibovespa desabou nesta segunda-feira (27), para abaixo de 115 mil pontos e anulando ganhos de 2020, em meio ao receio global com o surto de coronavírus, que já matou 81 pessoas e contaminou outras 2.700 na China, além de se espalhar para vários países.

Na sessão, o índice de referência do mercado acionário brasileiro caiu 3,29%, a 114.481,84 pontos, na maior queda percentual desde 27 março de 2019, quando despencou 3,57%. O giro financeiro da sessão somou R$ 23,9 bilhões.

Leia mais: Dólar sobe e vale R$ 4,21, maior patamar em 2 meses

A queda do Ibovespa ocorre após o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos afirmar que 110 pessoas estão sob suspeita de estarem com o vírus em 26 Estados, mas não houve novos casos confirmados no país desde os 5 casos de sua última atualização no domingo.

Publicidade

O número total de casos confirmados na China aumentou cerca de 30%, para 2.744, com cerca de metade na província de Hubei, cuja capital é Wuhan. Mas alguns especialistas suspeitam que o número de pessoas infectadas seja muito maior. Casos já foram confirmados em mais de 10 países, incluindo França, Japão e EUA.

"Os temores estão crescendo na velocidade com que o coronavírus que começou na China se espalhou para os EUA e a Europa", observou o analista Jasper Lawler, chefe de pesquisa no London Capital Group, em email a clientes nesta segunda-feira.

Publicidade

"Colocando de lado a tragédia humana, do ponto de vista frio dos mercados, o coronavírus pode servir ao propósito de retirar parte do aquecimento de um mercado que tem subido rapidamente há meses", observou.

As preocupações também afetaram mercados internacionais, derrubando mercados europeus. O índice FTSEurofirst 300 caiu 2,26%, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 2,26%, a 414 pontos. Nos EUA, o S&P 500 recuou 1,57%.

Publicidade

Destaques

• VALE ON despencou 6,12%, em meio ao ambiente de maior aversão a risco com temores sobre os efeitos do surto de coronavírus sobre a economia chinesa. Também no radar estava a decisão da mineradora de elevar o nível de alerta da Barragem Sul Inferior, em Minas Gerais, citando fortes chuvas na região. Outros papéis de mineração e siderurgia também figuravam entre os maiores destaques negativos do índice.

• PETROBRAS PN e PETROBRAS ON recuaram 4,33% e 4,21%, respectivamente, acompanhando o tombo nos preços do petróleo no mercado internacional, com os papéis ordinários ainda pressionados pela iminência de uma oferta pública das ações da petrolífera detidas pelo BNDES prevista para fevereiro.

• SUZANO caiu 6,7%, dada a relevância do mercado chinês para o setor de papel e celulose. KLABIN UNIT recuou 4,37%. As empresas do setor trabalhavam com perspectiva de retomada do mercado e dos reajustes de preços da commodity após o feriado do Ano Novo chinês, no final deste mês.

• BRADESCO PN perdeu 2,3%. ITAÚ UNIBANCOPN caiu 2,16%. SANTANDER retrocedeu 0,98%

• TELEFÔNICA BRASIL PN avançou 0,83%, como uma das poucas altas do índice. A matriz da empresa contratou o Morgan Stanley para procurar um investidor para adquirir uma fatia de sua unidade de tecnologia.

• GOL PN declinou 6,66%, também afetada pela valorização do dólar. AZUL PN perdeu 3,33%.

• TAURUS ARMAS PN avançou 7,79%, após assinar acordo para criação de uma joint venture que permitirá a fabricação e comercialização de armas na Índia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.