Imóveis com um dormitório encerram 2025 com a maior valorização
Economista explica como juros altos dificultam financiamento no país
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A valorização dos imóveis superou a inflação em 2025, com um aumento de 6,52% — a segunda maior elevação em 11 anos. Em algumas capitais, a alta ficou acima da inflação, mesmo abaixo da média nacional, como no Rio de Janeiro, que cresceu 5,21%.
No último ano, houve valorização dos imóveis em todas as 56 cidades pesquisadas pelo índice. Entre as capitais, Salvador teve a maior alta, com 16,25%, seguida de João Pessoa, Vitória e São Luís, com maior destaque aos imóveis com um dormitório. Para o economista Miguel Daoud, tal cenário gera preocupação por expor a incapacidade de financiamento a longo prazo do brasileiro.

Enquanto em outros países, como os Estados Unidos, é possível pagar um imóvel por períodos de 30 anos, por exemplo, ele pontua que no caso brasileiro, por conta das taxas de juros, fica impossível a realização do pagamento, principalmente com a Selic em 15% ao ano. Daoud explica que enquanto não houver um compromisso sério do governo para controlar os gastos, o cenário dos juros continuará.
Em busca de solucionar esses obstáculos, ele menciona que projetos, como o Minha Casa Minha Vida, ajudam a população com o sonho da casa própria, mas que é necessário prudência na hora de assumir uma dívida, para não comprometer o orçamento familiar. Mesmo como uma forma de diminuir as diferenças sociais no país, ele menciona o risco do aumento da dívida pública e falta de investimentos, principalmente fora do período eleitoral.
“Então a distribuição de renda é injusta, o governo tem que atender, na medida que ele atende não sobra dinheiro para investimento, então nós estamos numa bola de neve que toda vez a gente, quando olhamos para a dívida do país, a gente fica assustado. Então, prefeitura, estado, todos os entes da federação perderam a capacidade de investimento”, destaca em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (6).
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!














