Indicador Antecedente de Emprego subiu para 81,9 pontos
Edu Garcia/R7 - 02.03.2022O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) subiu 1 ponto em junho, para 81,9 pontos e figura no maior nível desde novembro do ano passado (83 pontos), mostram dados divulgados nesta terça-feira (5) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Com a terceira variação positiva seguida, o indicador avançou 2,3 pontos no trimestre finalizado em junho e atingiu os 80,8 pontos. Para Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a série positiva confirma o momento favorável do mercado de trabalho na primeira metade do ano.
"O aquecimento da atividade econômica aliado ao maior controle da pandemia favoreceram a criação de vagas nesse período, mas a desaceleração da taxa de crescimento do indicador e o patamar ainda baixo sinalizam cautela para os próximos meses", avalia Tobler.
Para o pesquisador, ainda é possível que ocorram novas altas do Indicador Antecedente de Emprego, mas a tendência para o resto do ano é de maior oscilação considerando a incerteza do ambiente macroeconômico.
Em junho, cinco dos sete componentes do IAEmp contribuíram para o resultado positivo do indicador, com destaque para o indicador de Tendência dos Negócios da Indústria, que contribuiu com 0,6 ponto. Do lado negativo, a principal contribuição veio do indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços com ligeira retração de -0,4 ponto.