Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indústria critica manutenção dos juros no maior nível em seis anos

CNI adota discurso do governo e avalia que a taxa Selic em 13,75% "apenas traz custos adicionais para a atividade econômica"

Economia|Do R7

CNI diz que juros altos determinaram retração do PIB no 4º trimestre de 2022
CNI diz que juros altos determinaram retração do PIB no 4º trimestre de 2022 CNI diz que juros altos determinaram retração do PIB no 4º trimestre de 2022

A decisão do BC (Banco Central) de manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, o maior patamar desde 2017, pela quinta vez seguida desagradou a indústria. De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o veredito é “equivocado” e “apenas traz custos adicionais para a atividade econômica”.

Na percepção da confederação, a decisão é desnecessária para o combate à inflação e apenas traz custos adicionais para o avanço da economia. “Atualmente, a taxa de juros real está em 7,7% ao ano, o que representa, 3,7 pontos percentuais acima da taxa de juros neutra da economia, aquela que não estimula nem desestimula a atividade econômica,

A posição da entidade que representa o setor vai em linha com a posição apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite desta quarta-feira (22). Ele classifica que o atual patamar da taxa Selic pode comprometer o crescimento econômico do Brasil.

As percepções levam em conta que a elevação dos juros, apesar de ter potencial para conter a alta dos preços, diminui a disposição para o consumo e estimulam novas opções de investimento pelas famílias.

Publicidade

No patamar atual desde agosto, a taxa Selic já começou a atividade econômica do Brasil. No último trimestre de 2022, a economia nacional encolheu 0,2%. Para a CNI, o nível dos juros “seguirá sendo um limitador significativo para o crescimento da atividade em 2023”.

“É fundamental levar em consideração que os eventos adversos relacionados a grandes empresas varejistas no Brasil terão influência negativa sofre o mercado de crédito. Esses acontecimentos têm levado ao aumento de provisões por parte dos bancos, o que reduz a oferta e tende a encarecer o crédito. Assim, deve haver retração das concessões de crédito nos próximos meses, com reflexos negativos sobre a atividade econômica”, avalia a CNI.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.