Inflação deve chegar ao final do ano muito próxima do teto da meta, avalia economista
Boletim Focus alterou expectativa pela sexta semana seguida, para 4,55%, apontando também um crescimento do PIB em 2,16%
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Dados do boletim Focus divulgados pelo Banco Central reduziram a estimativa da inflação de 2025 pela sexta semana seguida. A pesquisa realizada com mais de cem instituições financeiras na última semana mostra uma redução para 4,55% para o índice e uma expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2,16%.
Para Carla Beni, economista e professora da FGV (Fundação Getulio Vargas), embora haja alterações nas projeções em diferentes semanas, é fundamental que empresários refaçam seus cálculos de orçamentos e planejamentos para evitar surpresas futuras. No entanto, ela destaca que, apesar das mudanças anunciadas frequentemente, o valor real deve ser menor do que os anunciados nas expectativas.
“Provavelmente é capaz da gente chegar aí muito próximo do limite superior que é 4,5%, o que é um bom sinal, mas por um outro lado a taxa de juros está muito elevada, a Selic continua a 15%”, comenta a professora em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (3).
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
