INSS admite prova de vida domiciliar a idosos com mais de 80
Novas determinações mantém suspensão dos benefícios por impossibilidade da execução do Programa de Reabilitação Profissional
Economia|Do R7
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) autorizou que a realização de prova de vida para quem tem mais de 80 anos seja feita na residência dos beneficiários.
A medida, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5), também vale para pessoas com dificuldades de locomoção.
O bloqueio está suspenso há um ano e quatro meses devido à pandemia do novo coronavírus e foi retomado no início do mês de junho.
Com as novas determinações, fica prorrogado por mais dois meses a suspensão dos benefícios por impossibilidade da execução do Programa de Reabilitação Profissional.
Como solicitar?
O requerimento para realização de comprovação de vida por meio de pesquisa externa pode ser feito pelo Central 135, pelo portal Meu INSS ou outros canais diretos do instituto.
Para os beneficiários com dificuldades de locomoção, o requerimento para realização de comprovação de vida a domicílio deverá ser instruído com a comprovação médica que comprove a limitação.
O texto destaca que o requerente da pesquisa na sua residência "é responsável pelo correto fornecimento dos dados que permitam a identificação do benefício, de seu titular, assim como o deslocamento de representante do INSS e a efetiva comprovação de vida".