Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Intenção de consumo das famílias cresce pelo quinto mês consecutivo

Alta de 4,4% levou o indicador aos 79,5 pontos, o maior patamar desde maio de 2020, mostra CNC

Economia|Da Agência Brasil

Intenção de consumo subiu mais nas famílias com renda mais baixa
Intenção de consumo subiu mais nas famílias com renda mais baixa Intenção de consumo subiu mais nas famílias com renda mais baixa

A ICF (Intenção de Consumo das Famílias) cresceu 4,4% na passagem de abril para maio. Trata-se da quinta alta consecutiva do indicador medido pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Com o resultado, o índice atingiu 79,5 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com maio do ano passado, o crescimento chegou a 17,7%.

De abril para maio, a alta foi puxada pelas avaliações sobre a perspectiva profissional (7,1%), o momento para a compra de bens duráveis (5,5%) e sobre a renda atual (4,5%). Já a alta de 17,7% na comparação com maio de 2021 foi influenciada principalmente pelas perspectivas profissional (25,3%) e de consumo (24,7%) e pelo emprego atual (21,8%).

Na análise por faixa de renda, observou-se que a intenção de consumo subiu mais nas famílias com renda mais baixa (até dez salários mínimos), com altas de 4,8% no mês e 18,5% na comparação anual. Para aqueles que ganham mais de dez salários, os aumentos foram de 2,8% e 15,3%, respectivamente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.