Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Investimentos: apesar de o dólar estar em queda, é hora de comprar ou esperar?

Moeda americana ficou mais barata por causa da entrada de investimentos no país, mas proximidade das eleições presidenciais deve frear desvalorização nos próximos meses

Economia|Camila Nascimento, do R7*

Queda do dólar deve aquecer setores específicos
Queda do dólar deve aquecer setores específicos Queda do dólar deve aquecer setores específicos

O dólar desabou cerca de 15% desde a virada do ano, indo de R$ 5,57 para R$ 4,69 até o pregão de segunda-feira (11). O motivo para a queda é a entrada de mais investimentos no Brasil, por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia e do aumento dos juros para controlar a inflação no país

“Como a Rússia é um país com economia em desenvolvimento, similar à do Brasil, os fundos de investimento antes da guerra que aplicavam nesse mercado tendem a buscar países parecidos. Além disso, nos últimos meses a taxa Selic subiu cerca de 8% e os juros altos atraem investidores estrangeiros, aumentando o nosso fluxo de dólar”, explica Hugo Garbe, economista-chefe da G11 Finance e professor da Universidade Mackenzie.

Para a chefe de economia da corretora Rico, Rachel de Sá, o preço do dólar baixo não significa uma sobrevalorização do real, mas sim que a moeda americana "está chegando mais perto de um patamar estrutural, em que já deveria estar se não fossem ruídos domésticos, fiscais e políticos".

Comprar dólar ou esperar?

No segundo semestre, com a proximidade das eleições, a tendência é que a moeda americana fique mais cara e também passe a variar mais, dizem os especialistas. "Historicamente, em períodos de eleição no Brasil, o dólar sobe, porque é um momento de incerteza", avalia Hugo Garbe.

Publicidade

Esse é principal motivo para o economista da G11 Finance aconselhar a compra da moeda americana neste momento: "Não dá para ficar apostando em uma queda maior ainda, porque há muitas variáveis envolvidas", justifica. Garbe sugere ainda que quem for viajar vá comprando dólares pouco a pouco.

O que muda com a queda do dólar?

A queda do dólar deve aquecer apenas setores muito específicos, segundo a chefe de economia da Rico.

Publicidade

Segundo Rachel de Sá, os mercados de viagens e de bens de luxo podem ser beneficiados. Mas ela é pessimista em relação ao controle dos preços no país. "É fato que a queda do dólar ajuda a conter a elevação nos valores dos alimentos, porém, com a inflação alta dessa forma, não devem ser sentidas muitas mudanças", diz. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Marcos Rogério Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.