Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Justiça dá 72 horas para governo explicar troca na Petrobras

Em despacho, juiz pede que o governo mostre "razões e argumentos que entender pertinentes e relevantes à discussão"

Economia|Halison Freitas, da Record TV

Sede da Petrobras no Rio de Janeiro
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro

Em decisão do juiz André Prado Vasconcelos, da 7ª Vara Federal Cível de Minas Gerais, o governo federal tem até 72 horas para explicar a troca de comando na Petrobras. No despacho o magistrado pede que o governo mostre "de forma concisa e objetiva, as razões e argumentos que entender pertinentes e relevantes à discussão da causa".

Leia também

O juiz busca atender um pedido de liminar em uma ação popular que questiona a troca da presidência da estatal, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Na sexta-feira (19), Bolsonaro indicou o general Joaquim Luna e Silva para a presidência da Petrobras, no lugar de Roberto Castello Branco. A troca depende da autorização do conselho da companhia, o que é citado no texto do juiz. "Por oportuno, destaco que, conforme amplamente divulgado pelos veículos de comunicação, a aprovação do indicado para a presidência da Petrobras depende de deliberação do respectivo Conselho de Administração, ainda não ocorrida", relata.

Reação do mercado

Nesta segunda-feira (22), o mercado reagiu à mudança e a Petrobras perdeu R$ 74 bilhões em valor. Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 4,87%, a 112.667,70 pontos, menor patamar de fechamento desde 3 de dezembro de 2020. Foi também a maior queda percentual diária desde 24 de abril do ano passado.

O dólar começou a semana em alta frente ao real, impulsionado pelo aumento do risco político depois de o presidente Jair Bolsonaro intervir na direção da Petrobras e falar em mudanças em outras companhias e setores, mas a moeda desacelerou os ganhos ao longo da tarde, após atuação do Banco Central e alguma melhora no exterior.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.