Logo R7.com
RecordPlus

‘Leilão do consignado INSS’: veja prós e contras da possível nova modalidade de empréstimo

‘É muito parecido com o consignado privado hoje’, analisa especialista; entenda

Economia|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • INSS está introduzindo uma nova modalidade de empréstimos consignados.
  • A proposta busca permitir simulações de empréstimos pelo aplicativo Meu INSS, reduzindo fraudes e assédio.
  • Especialista prevê que a concorrência entre bancos deve diminuir as taxas de juros para beneficiários.
  • Implementação completa do sistema ainda depende de ajustes técnicos e definições do INSS.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está desenvolvendo uma nova modalidade para concessão de empréstimos consignados. O objetivo é permitir que aposentados e pensionistas solicitem simulações diretamente pelo aplicativo Meu INSS, onde os bancos poderão fazer ofertas. Essa mudança pretende diminuir o assédio e as fraudes enfrentadas pelos beneficiários.

Em entrevista ao Jornal da Record News desta quinta-feira (12), Gabriel Ramalho, especialista em crédito consignado, explica que essa iniciativa se assemelha ao modelo já utilizado no setor privado. “A instrução normativa do leilão do crédito consignado ainda não saiu, porém, o presidente do INSS tem feito algumas entrevistas falando um pouco de como ele almeja que seja o leilão do INSS. [...] O trabalhador pode entrar no aplicativo da CTPS digital e solicitar uma simulação de crédito e os bancos então fazer oferta”, explica.


O especialista destaca também os desafios como a falta de familiaridade dos usuários com tecnologia e problemas frequentes no funcionamento do aplicativo Meu INSS. Segundo ele, em algumas regiões do Brasil, especialmente áreas rurais ou periféricas com acesso limitado à internet, muitos preferem realizar transações financeiras pessoalmente em instituições conhecidas. “Então, na teoria, teria mais segurança porque o cliente vai entrar no aplicativo do meu INSS, vai fazer uma simulação? Sim”, diz.

Prédio com diversas janelas de vidro espelhado. Em frente uma fachada com um símbolo nos tons de verde e amarelo com escrita em branco. Na lateral também há um prédio branco.
Expectativa é que o aumento da concorrência entre bancos leve à redução das taxas de juros para os beneficiários Reprodução/Record News

Segundo Ramalho, a expectativa é que o aumento da concorrência entre bancos leve à redução das taxas de juros para os beneficiários, que por determinação do governo é de até 1,85%. “Então, assim, a livre concorrência de permitir que o beneficiário contrate, seja no aplicativo do Meu INSS, seja numa instituição de sua confiança, eu particularmente acredito que traz muito mais concorrência, competitividade, para ele ter taxas menores, ao invés de você proibir ele de fazer como ele melhor deseja, e obrigar ele fazer só no aplicativo que trava e ele pode acabar recebendo ligação de oferta de crédito pessoal, com juros muito maior, e fazendo crédito pessoal ao invés de fazer o consignado”, comenta.


O especialista ainda diz que a implementação completa do sistema aguarda definições detalhadas por parte das autoridades competentes do INSS e ajustes técnicos necessários no aplicativo do programa. “O beneficiário em horário comercial dificilmente ele consegue entrar no aplicativo, fazer um desbloqueio, ele fica carregando ou o desbloqueio para empréstimo fica em análise. Então é um tema sensível, porque o sistema hoje por si só ele já não aguenta a carga”, argumenta.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.