Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Maioria das micro e pequenas indústrias não consegue empréstimo, aponta pesquisa

Segundo o Simpi, a consulta a crédito e financiamento voltou ao patamar de fevereiro e março, caindo de 19% para 14%

Economia|Do R7

Micro e pequenas indústrias estão pessimistas com a economia, aponta pesquisa Reprodução/Jornal da Record

A maioria das micro e pequenas indústrias que solicitaram não conseguiram empréstimo ou financiamento nos bancos, entre junho e julho deste ano. Segundo pesquisa do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria), divulgada nesta segunda-feira (9), entre as empresas que pediram, 54% não conseguiram, 7% não receberam resposta, e 39% tiveram aprovação.

Segundo o levantamento, 13% das micro e pequenas indústrias fizeram consultas para pegar empréstimos. Entre as pequenas, essa taxa foi de 20%. Com isso, a consulta a empréstimos e financiamento voltou ao patamar de fevereiro e março, caindo de 19% para 14%.

Além disso, as taxas de juros são o principal obstáculo para que micro e pequenas indústrias façam empréstimos.

Para 47% dos entrevistados, os juros são o maior empecilho, seguidos de falta de linhas de crédito adequadas ao tamanho do negócio (20%). Os números são referentes a junho e julho de 2024.


Além das duas dificuldades, garantias exigidas por bancos (9%), restrições devido a outras dívidas (8%) e prazo para pagamento também (2%) foram citadas pelos participantes. Em relação às pequenas empresas, as taxas de juros são o principal obstáculo para uma parcela ainda maior — 54%. Individualmente para a micro indústria, o empecilho ficou em 46%.

O levantamento foi feito pelo Instituto Datafolha a pedido do Simpi, com realização de 712 entrevistas, entre os dias 15 e 31 de julho de 2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para cima ou para baixo e o intervalo de confiança é de 95%.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.