Maioria dos autônomos gostaria de voltar ao regime CLT, mostra pesquisa
Trabalhadores são levados a empreender por falta de escolaridade e oportunidades no mercado
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Uma pesquisa feita pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) em parceria com a empresa Vox Populi mostrou que 56% dos trabalhadores autônomos que já tiveram carteira assinada gostariam de voltar ao regime CLT.
Segundo o levantamento, muitas pessoas são empurradas à informalidade pela falta de escolaridade e de oportunidades, baixos salários e insegurança no mercado de trabalho.
Em entrevista ao News 19h, a juíza federal do Trabalho Taciele Cordeiro Cylleno associa os dados à percepção de imprevisibilidade econômica do modelo, que também não oferece proteção social aos trabalhadores.
“O que ocorre de fato é que esses trabalhadores normalmente já estavam em postos formais, onde devido à baixa escolaridade recebiam uma baixa remuneração”. Cylleno explica que a opção pelo mercado autônomo ocorre em um contexto de empreendedorismo de necessidade, e não de oportunidade.
Ela acredita que o desenvolvimento econômico, aliado a uma educação de qualificação adequada ao mundo contemporâneo e legislações específicas, pode contribuir para a melhor proteção social do trabalho.
“É preciso que todo o ordenamento jurídico relacionado ao mundo do trabalho reconheça essa necessidade de ampliação das normas de proteção, de maneira adequada aos setores econômicos que hoje mudam com uma velocidade nunca antes vista”, conclui.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
