Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mais 38 frigoríficos brasileiros são habilitados para exportar carne para o mercado chinês

Com a medida, o número de estabelecimentos habilitados no Brasil para atender o mercado chinês chega a 144

Economia|Do R7, em Brasília

38 frigoríficos foram habilitados para exportar para a China
38 frigoríficos foram habilitados para exportar para a China Divulgação / Mapa

A China anunciou nesta terça-feira (12), que mais 38 frigoríficos brasileiros estão habilitados para exportar carnes para o mercado chinês. Com a medida, o número de estabelecimentos habilitados chega a 144. 

Entre as empresas habilitadas, estão 24 frigoríficos de carne bovina e oito frigoríficos de carne de frango, além de entrepostos frigoríficos e um produtor de carne bovina termoprocessada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou as habilitações pelas redes sociais. "Mais uma boa notícia para o Brasil, fruto da retomada das boas relações com o mundo. Mais 38 frigoríficos brasileiros já podem exportar carnes para a China. Um dia histórico na relação comercial Brasil-China e também para o agronegócio do nosso país. Já abrimos 96 novos mercados e vamos continuar crescendo", disse o presidente.

As novas habilitações foram concedidas após a realização de auditorias do órgão habilitador chinês, em cooperação entre o MRE (Ministério das Relações Exteriores) e o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Segundo o Itamaraty, a China é o principal destino das exportações de carnes do Brasil. "Em 2023, o mercado chinês representou cerca de 37% do total das exportações brasileiras do produto, no valor de US$ 8,3 bilhões", disse a pasta em nota.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.