Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Medo do desemprego cai 2,1 pontos em dezembro, aponta CNI

Apesar da queda, a pesquisa mostra que o indicador continua 6 pontos acima da média histórica. O Índice de Satisfação com a Vida recuou 0,7 ponto

Economia|Raphael Fernandes*, do R7

Medo de desemprego caiu no último mês do ano passado
Medo de desemprego caiu no último mês do ano passado Medo de desemprego caiu no último mês do ano passado

De acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (8) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o Índice de Medo do Desemprego caiu 2,1 pontos no mês de dezembro de 2019 em relação a setembro do mesmo ano e chegou a 56,1 pontos. 

Leia mais: Medo do desemprego cai e satisfação com a vida aumenta

Apesar do recuo, o indicador segue 6 pontos acima da média histórica, que corresponde a 50,1 pontos. O índice varia de zero a cem pontos. Quanto menor o indicador, menor é o medo do desemprego.

Na comparação com dezembro de 2018, o índice ficou 1,1 ponto acima dos 55 pontos registrados.

Publicidade

O desempenho da economia elevou o medo de desemprego em 4,3 pontos durante o primeiro semestre de 2019. Com melhores perspectivas na segunda metade do ano, o indicador acumulou alta de 3,2 pontos até o fim do ano passado.

Renda de até um salário mínimo 

Publicidade

A pesquisa revelou que o medo de desemprego permanece mais elevado entre os brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo. O indicador subiu 0,9 ponto em relação a setembro e atingiu 69,7 pontos em dezembro entre pessoas dessa faixa de renda. 

O número se torna mais expressivo em comparação aos 37,4 pontos registrados entre brasileiros que recebem mais de cinco salários mínimos.

Publicidade

Medo do desemprego entre mulheres 

O medo do desemprego também é maior entre as mulheres. A diferença em relação aos homens alcançou, em dezembro, o maior patamar desde março de 2005.

Índice aumentou 0,6 ponto em dezembro na comparação com setembro e passou para 63,2 pontos. 

Satisfação com a vida

A satisfação com a vida registrou queda em dezembro do último ano. O índice sofreu queda de 0,7 ponto comparado a setembro e registrou 68,3 pontos no mês passado. 

Os números são mais elevados entre os brasileiros com maior nível de instrução maior renda familiar. Entre os que possuem educação superior, o indicador alcançou 70,5 pontos, enquanto aqueles que têm até a quarta série do ensino fundamental registraram 65,3 pontos.

Os que possuem renda familiar acima de cinco salários mínimos, o índice ficou em 73,1 pontos em dezembro, 8,6 pontos acima dos 64,5 pontos registrados entre os que tem renda familiar de até um salário mínimo.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas em 127 municípios entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2019.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Marcos Rogério Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.