Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Minoritários da Petrobras buscam na Justiça ressarcimento de perdas por corrupção

Economia|Do R7

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Acionistas minoritários da Petrobras no Brasil ajuizaram uma Ação Civil Pública em busca de indenização pelas perdas com as ações da empresa devido ao escândalo de corrupção revelado pela Operação Lava Jato, que abalou a credibilidade e os resultados financeiros da empresa em anos passados.

O escritório de advocacia Almeida Advogados, o mesmo que participou da "Class Action" contra a Petrobras nos Estados Unidos, foi o responsável pela ação no Brasil, ajuizada na 6ª Vara de São Paulo, segundo informou em uma nota à imprensa nesta segunda-feira.

"A Ação Civil Pública proposta foi cuidadosamente concebida para gerar efeitos erga omnes, potencialmente beneficiando, ao final, todos aqueles investidores que adquiriram as ações na B3/BM&F Bovespa, que serão ressarcidos pelas perdas sofridas em decorrência da desvalorização decorrente do bilionário esquema de corrupção, má gestão e alavancagem financeira dolosa ocorrida na Petrobras", afirmou o escritório em nota.

Segundo o escritório, trata-se de uma "iniciativa ousada e inédita", promovida em conjunto com a Associação dos Investidores Minoritários.

Publicidade

Procurada, a Petrobras não comentou o assunto imediatamente.

Mais cedo nesta segunda-feira, a Petrobras informou ao mercado que a Corte Federal de Apelações do Segundo Circuito nos Estados Unidos deferiu um pedido da companhia para a suspensão da "Class Action" em Nova York. Dessa forma, a ação coletiva permanecerá suspensa até que a Suprema Corte norte-americana decida se apreciará um recurso da Petrobras.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.