Nova isenção para compras no exterior atende empresas e famílias
Ampliação do limite foi reivindicado pelo deputado Marcos Pereira no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Economia|Do R7

A ampliação de US$ 500 para US$ 1.000 do limite de valor para trazer mercadorias do exterior aprovada pela Receita Federal era reivindicação antiga de companhias e consumidores brasileiros.
A isenção vale para mercadorias trazidas por via aérea e marítima ou obtidas nas lojas duty-free, em medida que também eleva cotas de outras modalidades de compras feitas fora do país.

O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) afirma que a decisão do Fisco atende a uma reivindicação feita por ele quando comandava a equipe ministerial do governo. Para Marcos Pereira, a determinação corresponde a mais um "legado" da sua gestão como ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços entre os anos de 2016 e 2018.
"Sem dúvida, fui o primeiro agente do governo brasileiro a encampar a ideia. A cota estava defasada havia mais de duas décadas e existia uma demanda enorme de empresas que operam o sistema duty-free e de milhões de brasileiros e brasileiras que são consumidores interessados. É uma decisão que beneficia a muitos."
Ele lembrou ainda que, quando esteve à frente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, se reuniu com representantes das áreas envolvidas para defender a alteração e quebrar essa barreira, que não sofria modificações fazia mais de 26 anos.














