Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Oferta de vagas temporárias para o Natal é revisada para 98,8 mil 

A projeção anterior da Confederação Nacional do Comércio apontava a geração de 109,6 mil vagas de fim de ano no varejo

Economia|Do R7

Movimento no comércio em São Paulo, que tem previsão de 26 mil vagas temporárias
Movimento no comércio em São Paulo, que tem previsão de 26 mil vagas temporárias Movimento no comércio em São Paulo, que tem previsão de 26 mil vagas temporárias

Com a manutenção dos juros em patamar elevado, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) decidiu reduzir a projeção de contratações temporárias para o Natal deste ano.

A nova previsão indica abertura de 98,8 mil vagas temporárias para o Natal de 2022. Aumento de 1,8% em relação a contratações para a mesma data no ano passado e 48% acima dos empregos criados no atípico Natal de 2020.

A projeção anterior da confederação apontava a geração de 109,6 mil vagas temporárias de fim de ano no varejo.

Mais de 40 mil postos — 43% do total — serão abertos por hiper e supermercados. As lojas de roupas, calçados e acessórios devem ser responsáveis por 22 mil vagas, o que representa 23% do total, e os locais especializados na venda de artigos de uso pessoal e doméstico criarão cerca de 13 mil — 14% da oferta.

Publicidade

A maior parte das vagas será oferecida em São Paulo (26 mil), Minas Gerais (11 mil), Paraná (8 mil) e Rio de Janeiro (7 mil).

“A manutenção dos juros básicos da economia em patamar elevado por mais tempo tenderá a desfavorecer a aceleração das vendas no início de 2023; isso deve reduzir o dinamismo do mercado de trabalho no setor”, analisa o economista Fabio Bentes.

Nesse sentido, a taxa de efetivação de temporários, anteriormente prevista em 11,3%, deve acompanhar essa tendência e passar a 9,1% no universo de temporários.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.