Oferta de vagas temporárias para o Natal é revisada para 98,8 mil
A projeção anterior da Confederação Nacional do Comércio apontava a geração de 109,6 mil vagas de fim de ano no varejo
Economia|Do R7
Com a manutenção dos juros em patamar elevado, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) decidiu reduzir a projeção de contratações temporárias para o Natal deste ano.
A nova previsão indica abertura de 98,8 mil vagas temporárias para o Natal de 2022. Aumento de 1,8% em relação a contratações para a mesma data no ano passado e 48% acima dos empregos criados no atípico Natal de 2020.
A projeção anterior da confederação apontava a geração de 109,6 mil vagas temporárias de fim de ano no varejo.
Mais de 40 mil postos — 43% do total — serão abertos por hiper e supermercados. As lojas de roupas, calçados e acessórios devem ser responsáveis por 22 mil vagas, o que representa 23% do total, e os locais especializados na venda de artigos de uso pessoal e doméstico criarão cerca de 13 mil — 14% da oferta.
A maior parte das vagas será oferecida em São Paulo (26 mil), Minas Gerais (11 mil), Paraná (8 mil) e Rio de Janeiro (7 mil).
“A manutenção dos juros básicos da economia em patamar elevado por mais tempo tenderá a desfavorecer a aceleração das vendas no início de 2023; isso deve reduzir o dinamismo do mercado de trabalho no setor”, analisa o economista Fabio Bentes.
Nesse sentido, a taxa de efetivação de temporários, anteriormente prevista em 11,3%, deve acompanhar essa tendência e passar a 9,1% no universo de temporários.