Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pix bate novo recorde com 250 milhões de transações em 48 horas

Dados do Banco Central mostram mais de 124 milhões de pagamentos instantâneos em dois dias consecutivos desta semana

Economia|Do R7

BC estuda nova modalidade do Pix, com parcelamento e crédito
BC estuda nova modalidade do Pix, com parcelamento e crédito BC estuda nova modalidade do Pix, com parcelamento e crédito

O Pix bateu novo recorde de transações em dois dias consecutivos nesta semana. Na última terça (6) e quarta-feira (7), foram 124.704.344 e 124.749.487 operações, respectivamente, o maior patamar da história do sistema de pagamento instantâneo, somando, nos dois dias, quase 250 milhões de transações. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta sexta-feira (9).

O recorde anterior era de 124,3 milhões de transações, no dia 5 de maio, deixando para trás a maior marca anterior, de 122 milhões de transações diárias, no dia 10 de abril deste ano.

Nos últimos meses vem acelerando o crescimento da participação relativa de Pix para pagamentos de pessoas físicas a comerciantes, representando quase 30% dos Pix realizados no mês de maio.

Leia também

O volume de transações financeiras digitais por pessoa praticamente dobrou desde o lançamento do Pix, no fim de 2020, acompanhado, no mesmo período, de uma redução mais acelerada dos saques de dinheiro físico no país, segundo o Banco Central.

Publicidade

As operações per capita por meio digital eram de 242, em 2020, e passaram para 453, em 2022. Em 2012, eram 131.

O Pix foi o segundo sistema de pagamentos instantâneos mais usado no mundo em 2022. No total, foram 29,2 bilhões de transações. Com o número, 15% das operações desse tipo em todo o planeta foram realizadas somente no Brasil.

Publicidade

Os dados são da pesquisa feita em parceria entre as empresas especializadas ACI Worldwide e GlobalData.

À frente do Brasil, somente a Índia teve mais operações desse tipo. Lá, foram 89,5 bilhões de transferências imediatas. Vale lembrar que, recentemente, o país asiático passou a ser o mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.