Preços da gasolina, diesel e gás veicular caem em maio
Variações negativas surgem após mudança da política de preços da Petrobras e guiaram queda dos combustíveis, mostra IBGE
Economia|Do R7
Os motoristas brasileiros que pararam para abastecer seus veículos ao longo do mês de maio tiveram uma grata surpresa com a queda de preço do óleo diesel (-5,96%), da gasolina (-1,93%) e do gás veicular (-1,01%).
Os números fazem parte do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado nesta quarta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O movimento surge após a Petrobras extinguir a paridade internacional como base principal para os reajustes da gasolina e do diesel, política que estava em vigor desde 2016. O anúncio veio acompanhado pelos cortes dos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha nas refinarias.
As variações negativas foram determinantes para a deflação de 0,57% do grupo de transportes, fator essencial para a desaceleração da inflação oficial, que avançou 0,23% em maio, ante elevação de 0,61% apurada em abril.
Com aumento de 0,38%, o etanol foi o único combustível a registrar alta em maio. Ainda assim, ela foi insuficiente para reverter a queda de 1,82% na análise de todos os combustíveis automotivos pesquisados para a composição do índice.