Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Previsão do mercado financeiro para a inflação de 2023 aumenta pela quinta semana seguida

Alta estimada de 6,05% corresponde ao terceiro ano consecutivo de estouro do teto da meta perseguida pelo governo

Economia|Do R7

BC e mercado preveem inflação acima do teto da meta
BC e mercado preveem inflação acima do teto da meta BC e mercado preveem inflação acima do teto da meta

A perda de fôlego da inflação sinalizada pela prévia de abril não impediu que os analistas consultados semanalmente pelo BC (Banco Central) aumentassem, pela quinta vez seguida, as expectativas de avanço dos preços neste ano.

Com a atualização, a previsão atual feita com base em estimativas é que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) encerre o ano em 6,05%, ante alta prevista de 6,04% na semana passada.

A nova expectativa mostra um distanciamento da inflação oficial da meta estabelecida pelo governo para o período, de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto (de 1,75% para 4,75%).

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

O último RTI (Relatório Trimestral de Inflação) do BC prevê alta de 5,8% do IPCA neste ano. De acordo com o documento, a probabilidade de a alta furar o teto da meta do CMN (Conselho Monetário Nacional) pelo terceiro ano seguido passou de 57% para 83%.

Publicidade

Para o mês de abril, a previsão de alta dos preços é de 0,55%. Já em maio e junho, os analistas preveem de, respectivamente, 0,44% e 0,53% do índice oficial de preços, altas maiores do que as previstas na semana passada.

Para 2024, 2025 e 2026, as expectativas para o índice oficial de preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) permanecem em 4,18%, 4% e 4%, respectivamente.

Com as novas projeções, a aposta na cotação do dólar segue em R$ 5,20. Para os preços administrados, como energia e combustíveis e planos de saúde, a projeção subiu pela 22ª semana seguida e passou para uma alta de 10,73% neste ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.