Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procon-SP notifica Facebook por vendas irregulares via Instagram

Consumidores reclamam que compraram por meio de alguns desses perfis, não receberam os produtos e não conseguem contato com o fornecedor

Economia|Do R7

Facebook tem 72 horas para dar as explicações ao Procon
Facebook tem 72 horas para dar as explicações ao Procon Facebook tem 72 horas para dar as explicações ao Procon

O Procon-SP notificou o Facebook, nesta sexta-feira (20), e pediu esclarecimentos sobre as reclamações que vem recebendo de usuários do Instagram.

Leia mais: Confira 14 dicas para se dar bem na Black Friday e não cair em ciladas

A entidade de defesa do consumidor pediu à rede social que explique se o Instagram pode ser utilizado para a comercialização de produtos ou serviços e como o consumidor pode ter acesso aos dados desses perfis (razão social, endereço, formas de contato).

Leia mais: Saiba como bloquear o Facebook Messenger com biometria

Publicidade

O Facebook tem 72 horas para dar as explicações ao Procon-SP.

Consumidores reclamam que compraram por meio de alguns desses perfis%2C não receberam os produtos e não conseguem mais contato com o fornecedor.

O pedido de esclarecimento acontece alguns dias antes da Black Friday, evento que marcado para o próximo dia 27 em que lojas promovem descontos e promoções e que costuma movimentar as vendas.

Publicidade

Leia mais: Saiba como salvar todos os seus álbuns do Facebook no Google Fotos

O Procon-SP quer entender:

Publicidade

• Quais os critérios utilizados pela plataforma para especificação da conta como pessoal e como comercial;

• Quais orientações repassa para as pessoas quando ocorrem problemas de consumo; e

• Se há algum canal de atendimento para esses casos e qual providência é tomada quando o perfil que vendeu para o consumidor não soluciona o problema de consumo.

Leia mais: De olho em rival, Instagram muda aplicativo

Muitas contas do Instagram que comercializam produtos e serviços não têm CNPJ, endereço físico ou virtual e, ao tentar encontrá-las após o produto/serviço não ser entregue, os perfis simplesmente desaparecem.

Ao acionar o Instagram, a plataforma alega não ter os dados necessários para localizar o fornecedor, ficando impossível buscar uma reparação para o prejuízo sofrido.

Leia mais: Golpes pela internet crescem 769% em São Paulo em 2020

Apenas no Procon-SP, o produto Pelewow – que tem mais de um perfil na plataforma – é responsável por 150 queixas de consumidores que não receberam o produto e não conseguem mais contato sequer para exercer o direito de arrependimento (cancelar a compra no prazo de sete dias).

"Ao permitir perfis que comercializam, o Instagram também integra a cadeia de fornecimento e, em caso de problemas com a compra, ao não disponibilizar informações do fornecedor, deverá ser responsabilizado", diz Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Em recente enquete feita no Stories do Instagram do Procon-SP%2C 65% dos consumidores revelaram ter tido problemas ao comprar nas redes sociais%2C alternativa cada vez mais usada%2C seja pela praticidade ou rapidez.

Mas é fundamental que as plataformas adotem política de acompanhamento e controle em relação aos perfis com práticas comerciais a fim de garantir que a legislação seja cumprida, segundo o Procon-SP.

Confira algumas dicas para evitar problemas

• Não compre de perfis que não tenham CNPJ, endereço físico ou virtual (informações necessárias para a localização do fornecedor);

• Desconfie de preço muito abaixo do mercado;

• Observe com atenção e confira o endereço eletrônico do estabelecimento;

• Busque informações sobre o fornecedor: endereço, atividades realizadas, meios de comunicação etc;

• Guarde as mensagens relativas a oferta, descrição do produto, preço e formas de pagamento; e

• Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc, enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e jamais clicar nesses links.

Em nota, o Procon-SP também afirma que não pede informações ao consumidor e não envia mensagens via whatsapp. 

Leia mais: Instagram anuncia recurso de legenda automática em vídeos

E que o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais: o site https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/ e os perfis que mantém nas redes sociais: @proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.