Produção de veículos cai pelo terceiro mês seguido, mas vendas têm forte alta
Anfavea também informa que as exportações brasileiras de automóveis tiveram queda de mais de 26%
Economia|Do R7, com Estadão Conteúdo
A indústria de veículos registrou em outubro queda de 4,4% na produção, a terceira baixa mensal seguida. Foram 199,8 mil unidades montadas na soma de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Na comparação com outubro de 2022, a queda foi de 3,1%. Porém, em relação ao mesmo mês no ano passado, as vendas subiram 20,4%.
O resultado foi influenciado pela greve, no fim de outubro, nas fábricas paulistas da GM (General Motors) contra demissões anunciadas pela montadora. A retomada dos trabalhos aconteceu somente nesta quarta-feira (8).
Vendas
Na margem, ou seja, de um mês para o outro, as vendas de veículos subiram 10,2%, chegando a 217,8 mil unidades na soma de todas as categorias em outubro. Na comparação com outubro do ano passado, as vendas tiveram crescimento de 20,4%.
· Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
· Assine a newsletter R7 em Ponto
Agora, a produção de veículos acumula queda de 0,6% desde o início do ano, totalizando 1,95 milhão de unidades em dez meses, enquanto as vendas mostram alta de 9,7%, com 1,85 milhão de unidades no mesmo período.
Exportações
O balanço da Anfavea mostra ainda uma queda de 26,9% nas exportações de veículos no mês passado contra outubro de 2022. Frente a setembro, os embarques, de 31,3 mil veículos no mês passado, subiram 14%.
Desde o primeiro dia de 2023, as montadoras exportaram 354,2 mil veículos, amargando uma queda de 12,8% que é explicada, em grande parte, pela perda de mercado na Colômbia e no Chile, além da estagnação das vendas para a Argentina, tradicionalmente o principal destino no exterior da indústria automotiva.
Emprego
O emprego no setor, conforme a Anfavea, ficou estável em outubro, quando foram abertas 76 vagas de trabalho. As montadoras terminaram o mês empregando 100,6 mil pessoas.
Veja quais são os carros mais vendidos em outubro