Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção industrial acumula queda no 1º semestre de 2019, diz IBGE

Indicador aponta que mês de junho teve queda de 5,9% em comparação com mesmo período de 2019

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Produção registrou queda pelo segundo mês
Produção registrou queda pelo segundo mês Produção registrou queda pelo segundo mês

A produção industrial acumula queda de 1,6% no primeiro semestre de 2019. É o que mostra a PIM (Pesquisa Industrial Mensal), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (1º). 

A indústria extrativa foi a maior influência negativa do período (-13,7%). Também contribuíram para o resultado as taxas negativas nos ramos de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-6,6%), de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-10,4%) e de outros equipamentos de transporte (-11,2%).

Por outro lado, entre as onze atividades que cresceram, a principal influência foi veículos automotores, reboques e carrocerias (3,5%). Outras contribuições positivas relevantes vieram de bebidas (5,7%), de produtos de metal (5,8%), de produtos de minerais não-metálicos (2,9%), de outros produtos químicos (1,5%) e de máquinas e equipamentos (1,5%).

Resultados em junho 

Publicidade

No mês de junho, a queda foi de 0,6% em comparação ao mês de maio, segundo mês consecutivo com resultado negativo. 

Entre as atividades que mais influenciaram o resultado do mês foram produtos alimentícios, máquinas e equipamentos e veículos automotores, reboques e carrocerias.

Publicidade

Já comparando com junho do ano anterior, a queda foi ainda maior, com taxa de -5,9%. A indústria extrativa foi a maior influência negativa para o período, seguida dos produtos alimentícios e veículos automotores, reboques e carrocerias. 

O indicador acumula queda de 0,8% nos últimos 12 meses e de 1,6% de janeiro a junho deste ano. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.