Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção industrial cai 10,9% em entre abril e maio, afirma IBGE

Resultado foi impulsionado pela greve dos caminhoneiros e representa a maior queda desde dezembro de 2008

Economia|Thomaz Kravezuk, do R7*

A produção de bens duráveis, como carros, caiu 27,4%
A produção de bens duráveis, como carros, caiu 27,4% A produção de bens duráveis, como carros, caiu 27,4%

A produção industrial brasileira caiu 10,9% em maio em comparação à abril, segundo pesquisa divulgada na manhã desta quarta-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa é a pior queda desde dezembro de 2008, quando se registrou uma redução de 11,2%.

Comparado a maio de 2017, a indústria caiu 6,6% e interrompeu 12 meses consecutivos de aumento. O recuo é o mais elevado desde outubro de 2016, quando a produção industrial teve queda de 7,3%.

A produção de bens de consumo duráveis, como carros e eletrodomésticos, caiu 27,4%. Enquanto isso, os bens de consumo não duráveis, como alimentos e roupas, tiveram um recuo de 12,2%. Entre as atividades pesquisadas, as principais influências negativas foram na produção de automóveis (–29,8%), de alimentos (–17,1%) e de bebidas (–18,1%), todas pressionadas pela paralização dos caminhoneiros.

O principal motivo dessa queda foi a paralisação dos caminhoneiros em maio. Segundo André Macedo, gerente da pesquisa, “a greve desarticulou o processo de produção em si, seja pelo abastecimento de matéria prima, seja pela questão da logística na distribuição. A entrada do mês de maio caracterizou uma redução importante no ritmo de produção”.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Paulo Lima

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.