Produção industrial cai 1,2% em dezembro ante novembro, aponta IBGE
Em relação a dezembro de 2024, a produção subiu 0,4%; já no acumulado do ano houve alta de 0,6%
Economia|Do R7, com informações do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A produção industrial caiu 1,2% em dezembro de 2025 em comparação a novembro, na série com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na manhã desta terça-feira (3).
Em relação a dezembro de 2024, a produção subiu 0,4%. Nessa comparação, sem ajuste, o resultado ficou abaixo da mediana das projeções, de alta de 0,8%, com intervalo entre queda de 0,7% a alta de 6,2%.
No acumulado do ano passado, houve alta de 0,6%, de acordo com o IBGE. O número também é inferior à mediana positiva de 0,8%, com estimativas que variavam de avanço de 0,6% a 1,5%.
Leia mais
Indústria critica manutenção dos juros a 15%: ‘Extremamente conservador’
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou, na quarta-feira (28), a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano. A medida teve repercussão negativa entre representantes da indústria, da construção civil e de entidades sindicais, que esperavam uma redução nos juros do país.
Já o setor produtivo apontou os impactos da decisão sobre o crescimento econômico, o crédito e o emprego. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) avaliou que esse patamar de juros impõe um custo elevado à economia e desconsidera a trajetória recente de desaceleração da inflação.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














