Logo R7.com
RecordPlus

Produção industrial recua em 6 de 15 locais pesquisados em setembro, aponta IBGE

Setor teve queda de 0,4% no nono mês de 2025; indústria expandiu 1% no acumulado do ano e 1,5% nos últimos 12 meses

Economia|Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A produção industrial brasileira caiu 0,4% de agosto para setembro, com retração em 6 dos 15 locais pesquisados.
  • As maiores quedas foram no Paraná (-6,9%), Bahia (-4,7%) e Rio de Janeiro (-4,3%).
  • No acumulado do ano, a produção industrial cresceu 1%, com expansão em 10 dos 18 locais pesquisados.
  • Comparado a setembro de 2024, houve um crescimento de 2% no setor, com avanços significativos no Espírito Santo (19,2%) e Rio Grande do Norte (19%).

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Indústria recuou 0,4% em setembro José Patrício/Estadão Conteúdo - 20.03.2015

A produção industrial brasileira recuou 0,4% na passagem de agosto para setembro. O resultado foi positivo em seis dos 15 locais pesquisados, segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As quedas mais acentuadas ocorreram no Paraná (-6,9%), Bahia (-4,7%) e Rio de Janeiro (-4,3%), Pará (-1,4%), São Paulo (-0,4%) e região Nordeste (-0,1%).


Leia mais

Já os resultados positivos mais intensos foram registrados no:

  • Amazonas (9%)
  • Rio Grande do Sul (4,8%)
  • Espírito Santo (4,6%)
  • Ceará (2,9%)
  • Pernambuco (2,8%)
  • Santa Catarina (1,5%)
  • Minas Gerais (1,3%)
  • Mato Grosso (0,7%)
  • Goiás (0,6%)

No acumulado do ano, houve expansão de 1%, com resultados positivos em 10 dos 18 locais pesquisados. Espírito Santo (7,5%), Pará (4,9%) e Rio de Janeiro (4,1%) assinalaram os avanços mais acentuados para os nove meses do ano.


Já no acumulado em 12 meses, a produção industrial cresceu 1,5%, com alta em 12 dos 18 locais pesquisados, mas 11 apontaram menor dinamismo frente aos índices de agosto de 2025.

Setembro de 2025 x setembro de 2024

Na comparação com setembro de 2024, o setor industrial cresceu 2%, com resultados positivos em 14 dos 18 locais pesquisados. Os principais avanços foram registrados no Espírito Santo (19,2%), Rio Grande do Norte (19%) e Rio Grande do Sul (10,6%).


Amazonas (8,4%), Ceará (4,7%), Pernambuco (4,6%), Goiás (4,4%), Rio de Janeiro (4,4%), Pará (4,1%), Santa Catarina (3,6%), região Nordeste (2,8%) e Mato Grosso do Sul (2,8%) também apontaram taxas positivas mais intensas do que a média nacional.

Bahia (1,8%) e Minas Gerais (0,7%) completaram o conjunto de locais com crescimento na produção no índice mensal de setembro de 2025.


Por outro lado, Mato Grosso (-13,6%) assinalou o recuo mais elevado no mês. Maranhão (-6,1%), Paraná (-1,8%) e São Paulo (-0,3%) registraram os demais resultados negativos no índice.

Vale citar que setembro de 2025 (22 dias) teve um dia útil a mais que igual mês do ano anterior (21).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.