Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Programa Crédito Brasil Empreendedor deverá movimentar R$ 23 bilhões

Os créditos devem priorizar o micro e o pequeno empresário e pretendem acelerar retomada econômica

Economia|Vinicius Primazzi*, do R7

O governo federal pretende consolidar a situação fiscal e focar em reformas pró-mercado
O governo federal pretende consolidar a situação fiscal e focar em reformas pró-mercado O governo federal pretende consolidar a situação fiscal e focar em reformas pró-mercado

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (25) um conjunto de medidas para facilitar o acesso ao crédito a empreendedores de diversos portes. O Programa Crédito Brasil Empreendedor tem como um dos destaques a MP (Medida Provisória) do Crédito, que deverá alavancar R$ 23 bilhões em financiamentos.

Em entrevista coletiva transmitida pelo canal no Youtube do Ministério da Economia, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida afirmou que “não se trata de uma medida isolada, mas um programa que tem como norte a consolidação fiscal e as reformas pró-mercado”.

Leia também

A principal medida será a edição da MP do Crédito, que prevê o dinheiro alavancado por meio do Peac-FGi (Programa Emergencial de Acesso a Crédito – Fundo Garantidor para Investimentos) e FGHab (Fundo Garantidor da Habitação Popular).

Adolfo destacou que o Programa faz parte de uma estratégia adotada pelo governo federal para retomar a economia do país, que ainda sofre os efeitos da crise relacionada à pandemia. Ele diz que “prioriza a economia pelo lado da oferta” e que prefere manter o “foco nos heróis nacionais, não nos campeões nacionais”.

Publicidade

A política dos campeões nacionais foi adotada entre 2008 e 2010 e teve como principal objetivo alavancar as grandes empresas brasileiras por meio de créditos bancários. O foco, segundo o secretário, agora será nos micros e pequenos empresários.

A secretária especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques, também participou da coletiva e enfatizou que o foco é na recuperação econômica do país e que, para isso, o Programa Crédito Brasil Empreendedor dará “atendimento em condições diferenciadas para o micro e pequeno empreendedor”.

Publicidade

Além disso, explicou que os recursos estarão disponíveis em aproximadamente 60 dias, mas as taxas vão variar de acordo com as condições de cada contrato.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Lúcia Vinhas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.