Proprietários de automóveis devem declarar situação dos bens
Especialista alerta para fiscalização rigorosa e multa elevada aos que tentarem burlar o Fisco
Economia|Alexandre Garcia, do R7
Os proprietários com carros e motos registrados em seu nome devem estar atentos quando forem preenchera declaração do imposto de renda deste ano. Ao mencionar os bens, é importante que o contribuinte especifique, principalmente, o valor, a compra e a venda do veículo.
O advogado tributarista Cristiano Diehl Xavier alerta que o contribuinte que comprou ou vendou um automóvel não pode se esquecer de declarar os itens na seção de bens e direitos.
— Você compra o carro de alguém, de uma loja ou direto da montadora e essas informações são prestadas por essas pessoas ou empresas. Então, se você comprou um automóvel, declare. Se você vendeu, dê a respectiva baixa também, porque pode gerar problemas.
O advogado afirma que a multa para quem tentar burlar o Fisco “é pesada” e a fiscalização está rigorosa para essas tentativas de burlar o sistema.
— O grau de tecnologia em prol do rastreamento de operações passiveis de serem tributadas pela Receita é gigantesco. Eles têm aumentado, e muito, a fiscalização.













