Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quatro em cada dez brasileiros estão negativados

Volume de consumidores 'no vermelho' cresceu 5,6% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2021, dizem SPC e CNDL

Economia|Do R7

Salários em queda e inflação justificam avanço da inadimplência
Salários em queda e inflação justificam avanço da inadimplência Salários em queda e inflação justificam avanço da inadimplência

Quatro em cada dez brasileiros adultos (38,45%) estavam negativados em abril de 2022, o equivalente a 61,94 milhões de pessoas, de acordo com estimativas apresentadas nesta segunda-feira (16) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC-Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

O volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 5,59% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente na passagem de março para abril, o número de devedores aumentou 0,46%.

Para José César da Costa, presidente da CNDL, as consequências da pandemia no crescimento econômico impactam diretamente no aumento da inadimplência. Ele afirma que a renda da população foi fortemente afetada pela pandemia, e isso, somado ao aumento da inflação, contribui para a piora do cenário.

“O desemprego elevado é, sem sombra de dúvida, um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo país, e isso está ligado diretamente ao retorno do crescimento econômico, que ainda não alavancou", explica Costa.

Em relação à evolução do número de dívidas no Brasil, o indicador mostra que, em abril de 2022, esse número teve crescimento de 9,89% em relação ao mesmo período de 2021. O dado observado em abril deste ano ficou abaixo da variação anual observada no mês anterior. Na passagem de março para abril, o número de dívidas apresentou alta de 0,85%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.