Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quer comprar um caminhão? Consórcio é excelente opção para compra de veículos pesados

Modalidade é um investimento de sucesso principalmente pela isenção de juros; saiba mais!

Economia|Do R7 Conteúdo e Marca

Consórcio de Pesados facilita a compra de veículos como ônibus, tratores, máquinas agrícolas e diferentes tipos de caminhões
Consórcio de Pesados facilita a compra de veículos como ônibus, tratores, máquinas agrícolas e diferentes tipos de caminhões Consórcio de Pesados facilita a compra de veículos como ônibus, tratores, máquinas agrícolas e diferentes tipos de caminhões

Comprar um caminhão exige muita atenção. Dentre as etapas evolvidas até concretizar a aquisição, você deve analisar as condições oferecidas pelas instituições financeiras. E o consórcio é até hoje uma das principais escolhas dos brasileiros no momento de adquirir um bem de alto valor.

Imóveis, carros, motos e serviços são os produtos mais famosos que os Consórcios ajudam as pessoas a conquistarem, porém, o que muita gente não conhece é o chamado Consórcio de Pesados: categoria que facilita a compra de veículos como ônibus, tratores, máquinas agrícolas e diferentes tipos de caminhões.

De acordo com Luis Toscano, vice-presidente da Embracon - administradora de consórcio que atua no mercado desde 1988 – a modalidade continua sendo um investimento de sucesso principalmente pela isenção de juros. “O consumidor está atento e não aceita pagar juros excessivos. Ele pesquisa muito, sabe avaliar as melhores alternativas. Essa postura explica o sucesso do consórcio de carros ao longo das décadas, assim como o aumento recente na procura”, afirma. E assim como carros, o sucesso também atingiu a categoria de pesados, uma vez que são veículos com valores ainda mais altos.

Pesados possuem as mesmas regras das demais categorias

Publicidade

O Consórcio de Pesados apresenta as mesmas regras do consórcio de carros, motos e serviços: é livre de juros, de valor de entrada e o consorciado paga as parcelas definidas de acordo com o seu orçamento, além da taxa de administração cobrada pela empresa administradora (para que ela cuide de todos os processos: criação e cuidado com a saúde financeira dos grupos, realização dos sorteios, entre outros). “Se ele (o comprador) já tem algum dinheiro disponível, pode dar um lance. Se não tem pressa, pode parcelar o valor final em até 100 vezes”, lembra Toscano.

No caso dos pesados, a diferença está no valor da carta de crédito e no limite de mensalidades em que pode ser dividido. Como são bens de valor muito elevado, a carta de crédito dessa categoria é mais elevada também e a quantidade mínima é de 36 parcelas.

Publicidade

Por que vale a pena?

Mesmo com a cobrança da taxa de administração, esses valores cobrados pelas empresas de consórcio não ultrapassam as taxas de juros cobradas por modalidades como o financiamento, por exemplo. Além disso, caso o objetivo do consorciado seja construir ou ampliar uma frota para o seu negócio, nessa categoria é possível investir em mais de uma cota de veículos pesados.

Publicidade

Consórcio e o Agronegócio

O crescimento do agronegócio no Brasil fez impulsionar as vendas de cotas do consórcio de máquinas agrícolas. Segundo um estudo da assessoria econômica da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), realizado em maio de 2022, em cinco anos o número de vendas de cotas de consórcio dessas máquinas triplicou. Veículos como tratores, máquinas e implementos para o setor agropecuário são as principais procuras.

Investimento vantajoso para os negócios e para a vida

O Sistema de Consórcio conta hoje com mais de 7 milhões de consorciados ativos, de acordo com a ABAC. Além de ser uma excelente opção de investimento para adquirir bens de alto valor visando o crescimento dos negócios, é uma alternativa muito acessível aos brasileiros que desejam realizar sonhos de consumo pessoais. Comprar ou mobiliar imóveis, o carro ou a moto dos sonhos ou contratar serviços como casamento e viagens, fica mais simples com um consórcio.

Como uma poupança, o consorciado se compromete com as parcelas mensais e não corre o risco de usar o dinheiro para outros fins, conquistando seu bem de uma forma segura e planejada. “Os consórcios são meios de adquirir bens, e também,

dependendo do cenário econômico, formas seguras e reguladas pelo Banco Central para fazer poupança”, afirma o vice-presidente da Embracon.

Para saber mais sobre a Embracon, acesse www.embracon.com.br

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.