Receita Federal desmente informação sobre suspensão de contas e cartões: ‘Seria ilegal’
Responsáveis por divulgar esse tipo de conteúdo ajudam criminosos, que aproveitam a desinformação para aplicar golpes
Economia|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Receita Federal desmentiu, nesta segunda-feira (9), informações falsas divulgadas nas redes sociais sobre suposta suspensão de contas bancárias e cartões de crédito de contribuintes.
Nos últimos anos, conteúdos enganosos envolvendo tributos, Pix e movimentações financeiras passaram a circular com mais frequência nas plataformas digitais.
“Isso simplesmente não existe, nem pode existir no Brasil. A Receita Federal não tem atribuição, instrumentos, nem interesse nessa suposta suspensão, que seria ilegal e inconstitucional”, informou o órgão.
Veja mais
No mesmo comunicado, a Receita alertou que a disseminação desse tipo de conteúdo favorece organizações criminosas, que se aproveitam da desinformação para aplicar golpes, passando-se pelo Fisco e exigindo pagamentos indevidos.
“Denuncie sites e veículos de ‘notícias’ criminosos que mentem e favorecem bandidos. Se você sofrer alguma cobrança com ameaça de suspensão de conta ou cartão, denuncie à polícia: é golpe!”, conclui o alerta.
Fake news
Em janeiro, o Fisco voltou a desmentir boatos sobre um suposto “monitoramento” de transações financeiras de cidadãos comuns, que ganharam força nas redes sociais.
Segundo o comunicado, não existe tributação sobre o Pix nem sobre movimentações financeiras desse tipo.
“A Receita Federal esclarece que disseminar mentiras, fake news e pânico financeiro interessa apenas a criminosos. A única verdade que mensagens falsas não querem contar é que, a partir de janeiro, quem ganha até R$ 5 mil estará completamente isento do imposto de renda, e quem ganha até R$ 7.350 terá desconto. Isso é o que os autores dessas mensagens falsas não querem que a população saiba. Não caia em fake news!”, diz a nota.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














