Reforma Tributária: ‘É importantíssimo que as empresas façam o dever de casa’, alerta especialista
Congresso aprovou nova medida que prevê um único imposto; entenda
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Empresas devem se adequar às mudanças propostas pela Reforma Tributária aprovada em Brasília, que tem como principal objetivo a substituição gradual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins, por um único imposto.
“A Reforma Tributária é a maior modificação no ambiente de negócio brasileiro nos últimos 30 anos. A ideia da reforma é simplificar o cenário fiscal brasileiro, ou seja, a retirada de cinco tributos e a permanência de somente dois tributos sobre qualquer tipo de transação, seja a venda de um bem ou a prestação de um serviço. Mas essa Reforma Tributária deve acontecer ao longo de sete anos”, explica o CEO da Grownt, Fabrizio Gamino durante entrevista ao Hora News.
Segundo o empresário, a primeira fase deve começar já a partir de 1º de janeiro de 2026 com a “saída de cena” do PIS e da Cofins e a entrada em cena do chamado CBS — Contribuição sobre Bens e Serviços. Conforme destacado por Fabrizio Gamino, apenas a partir de 2028, que os demais IPI, ICMS e ISS saíram de funcionamento e entrará o IBS, que é o Imposto sobre Bens e Serviços.
A premissa da medida é a simplificação da organização financeira de cidadãos e de empresas, que podem enfrentar um grande desafio na adaptação das novas regras e as alíquotas — percentual ou valor fixo que serve de base para o cálculo de um imposto ou tributo.
“O que vai acontecer é que antes de simplificar, a coisa vai ficar complicada, por causa da permanência de tributos antigos com tributos novos. É extremamente importante que empresas de comércio, varejo, indústria e até serviços simulem qual vai ser a alíquota incidente sobre cada um dos seus produtos comercializados. Isso provavelmente vai impactar numa nova marcação de preço”, argumenta o CEO da Grownt, que sinalizou para que as empresas façam suas lições de casa junto das áreas da contabilidade e tax.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
