Sabesp prorroga por um mês suspensão do corte de água
As medidas foram colocadas em prática por causa dos efeitos econômicos da pandemia e devem atingir cerca de 2,5 milhões de pessoas
Economia|Do R7

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, anunciou que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) irá prorrogar por mais um mês, até 15 de setembro, a suspensão de corte de fornecimento de água por inadimplência e a gratuidade a famílias de baixa renda.
As medidas foram colocadas em prática como proteção aos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Segundo Penido, a medida deve atingir cerca de 2,5 milhões de pessoas.
Veja 8 dicas para economizar água
1 - Tome banhos mais rápidos
- Seja rápido no banho e feche o registro ao se ensaboar.
- Um banho de ducha de 15 minutos com o registro meio aberto consome 135 litros de água.
- Se fechar o registro e reduzir o banho para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
- No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos e com o registro meio aberto, são gastos 45 litros. Se fechar o registro e reduzir o banho para 5 minutos, o consumo cai para 15 litros.
- Use um balde para recolher a água que cai do banho e aproveite na limpeza da casa ou para jogar no vaso sanitário em vez de dar descarga.
2 - Escove o dente sem desperdício
- Escovar os dentes por 5 minutos com a torneira meio aberta desperdiça 12 litros de água.
- Mas se fechar a torneira e ainda enxugar a boca com apenas um copo d'água, a economia é de 11,5 litros.
3 - Feche a torneira ao fazer a barba
- Se fizer a barba com a torneira aberta por 5 minutos, irá gastar 12 litros de água. - Se economizar, o consumo cai para 3 litros.
- Ao lavar o rosto em 1 minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água.
4 - Verifique o vaso sanitário
- Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.
- É possível detectar vazamentos no vaso sanitário de duas formas:
- Jogue um pouco de borra de café no vaso sanitário. O normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso. Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
- Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esvaziando o vaso. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
5 - Não use mangueira como vassoura
- Limpe a calçada com vassoura, e não com mangueira.
- Lavar calçada com a mangueira, em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.
6 - Use um regador
- Use um regador em vez de mangueira para molhar as plantas.
- Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.
- Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.
7 - Descubra se há vazamento pelo relógio de água
- É possível detectar vazamentos na sua casa pelo relógio de água (hidrômetro).
- Faça assim:
- Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários.
- Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro.
- Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.
8 - Conserte as torneiras
- Uma torneira pingando pode desperdiçar 46 litros de água por dia. Se a torneira pinga quando está fechada, a dica é trocar o "courinho".
Fontes: Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), Proteste e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)















