Saiba o que faz um ministro da Fazenda
Cargo é considerado um dos mais elevados e importantes do governo
Economia|Do R7

Um dos anúncios mais aguardados atualmente é o nome do novo ministro da Fazenda no segundo mandato de Dilma. O novo responsável por gerir a economia do País ocupará um dos cargos mais elevados do governo e terá a grande missão de promover o crescimento do Brasil e controlar a inflação, ou seja, impedir um aumento de preços desenfreado.
É esperado que ele recupere também a credibilidade do governo junto aos empresários e investidores que estão descontentes com a política econômica e mantenha o desemprego nos atuais patamares baixos.
Vídeo: Economista aponta competências desejadas para novo ministro da Fazenda
Também fazem parte desta função, a geração de receitas, pagamentos de despesas, além do controle da dívida externa e a administração dos gastos públicos, ou seja, gastos do governo para que haja um equilíbrio entre o que se arrecada e o que se perde.
O Ministro da Fazenda ainda preside o CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão responsável que tem entre os seus objetivos a valorização da moeda nacional. Participam junto com ele, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil.
Salvadores da Pátria? Saiba quem já enfrentou inflação alta e crises no Ministério da Fazenda
O anúncio mais aguardado dos últimos tempos é sobre quem será o novo ministro da Fazenda no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Enquanto o nome não é anunciado, um temor antigo do País — a inflação — já se mostra como o primeiro desafio do fu...
O anúncio mais aguardado dos últimos tempos é sobre quem será o novo ministro da Fazenda no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Enquanto o nome não é anunciado, um temor antigo do País — a inflação — já se mostra como o primeiro desafio do futuro governo. Desde que o aumento de preços foi domado ao longo da década de 1990, a sociedade e os partidos políticos entenderam que a estabilidade econômica tem um alto valor político e pode alavancar a carreira de um gestor. Porém, a missão do futuro ministro não será somente essa. É preciso retomar o crescimento do País, recuperar a credibilidade do governo junto aos empresários e investidores e manter o desemprego em patamares baixos. Confira, nas próximas imagens, os desafios enfrentados por quem já ocupou o cargo e como eles influenciaram a economia do País























![A expectativa do mercado agora é para que a presidente escolha um economista ou líder empresarial para ocupar o cargo.
Isso acalmaria principalmente os empresários, segundo o professor Fernando Nogueira.
— Os empresários [querem] sentir que têm um representante no governo com quem
possam ter um canal de diálogo para reivindicações corporativas](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/42DJFCIQB5K5XGHKX2NZWIPOWI.jpg?auth=c469e928c60163d4755a71fa2ff312c7af79dedc7f3f2bcbf4d584647d66c682&width=800&height=533)













