Saiba qual investimento escolher com a queda da taxa de juros
O BC reduziu a taxa Selic a 13,25% ao ano. A decisão diminui a valorização da renda fixa, mas mantém o retorno da poupança inalterado
Economia|Do R7
O primeiro corte da taxa básica de juros em três anos, anunciado nesta quarta-feira (2) pelo BC (Banco Central), afeta diretamente os brasileiros com títulos de renda fixa na carteira de investimento. Como a taxa Selic é aquela que baliza todos os juros vigentes no Brasil, os novos investimentos também têm a rentabilidade reduzida.
Mesmo com a queda, o veredito do Copom (Comitê de Política Monetária) faz com que todas as modalidades de aplicação superem a projeção de inflação de 4,84%, se forem mantidas pelo período de um ano, de acordo com um levantamento realizado pelo buscador de investimentos Yubb.
A menor rentabilidade encontrada corresponde aos CDBs de bancos grandes, que oferecem retorno de 8,04% até agosto do ano que vem, valor 3,05% acima da expectativa de alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira), explica que o início da trajetória de queda da Selic revela que chegou a hora de repensar os investimentos. "A recomendação pode ser começar a pensar em buscar linhas que não estão atreladas à Selic", avalia ele.
"A aplicação deve ser escolhida de acordo com o prazo do que você quer realizar com esse dinheiro: curto (até um ano), médio (de um a dez anos) e longo prazo (acima de dez anos)", orienta Domingos.
Poupança
Aplicação favorita dos brasileiros, a caderneta de poupança permanece sem alteração e, consequentemente, com um retorno abaixo do oferecido pelos principais títulos de renda fixa, de 8,41%, o que corresponde a um ganho real de 3,41% no período de um ano.
As regras da poupança estabelecem que, sempre que a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento mensal da caderneta fica em 0,5% mais TR, o que é igual a uma remuneração anual fixa de 6,17%. Ou seja, bem abaixo da atual taxa Selic.
Para Domingos, ainda é relativo avaliar que a poupança tenha deixado de ser um investimento interessante. "É melhor investir o dinheiro em uma linha de rendimento baixo do que deixar parado no banco ou em casa, o que faz com que as perdas sejam muito maiores", afirma o educador financeiro.