'Salvador vai ser o Vale do Silício do Brasil', diz CEO de montadora chinesa de carros elétricos
BYD investirá R$ 3 bilhões para adaptar planta da Ford desativada, em Camaçari (BA), em 2024 e fabricar até 150 mil carros por ano
Economia|Raphael Hakime, enviado a Shenzhen, China*
A vice-presidente global da BYD, Stella Li, afirmou nesta terça-feira (15) que a região metropolitana de Salvador, na Bahia, tem potencial para se tornar o Vale do Silício brasileiro. A declaração tem como pano de fundo a instalação de uma fábrica da montadora chinesa de carros híbridos e elétricos na cidade de Camaçari, a 50 km de Salvador, até o final de 2024.
"[Quando fui ao Brasil], eu disse ao presidente: a BYD é diferente, não pense que viemos aqui só construir mais uma montadora. A BYD é a única companhia que traz desenvolvimento total ao país. Queremos ajudar a indústria para realmente mudar para a eletrificação assim como estimular a inovação. Confie em mim: eu acho que Salvador vai se tornar o Vale do Silício do Brasil. Vai se tornar o centro de inovação do Brasil e da América do Sul", afirmou.
A BYD vai assumir e adaptar a fábrica que pertencia à Ford e promete investir cerca de R$ 3 bilhões ao longo do ano que vem, com expectativa de criar até 5.000 novos empregos formais e fabricar até 150 unidades por ano.
Em conversa com jornalistas da América Latina em Shenzhen, na China, onde fica a sede mundial da fabricante de elétricos, a executiva destacou o potencial do Brasil para migrar do carro à combustão para um híbrido ou elétrico.
"Na primeira vez que fui para o Brasil, percebi que as pessoas realmente prestam atenção ao meio ambiente. E as pessoas se preocupam com todas as iniciativas ligadas a isso. Mas toda vez que vou ao Brasil, há mais congestionamentos. [...] A Amazônia é o pulmão do nosso mundo. É muito importante para nós protegermos o meio ambiente. Mas todas as pessoas compram carros novos, e tem mais trânsito e, claro, trazem poluição. Acredito que a eletrificação é a solução para o Brasil", disse.
No final de junho, a vice-presidente da empresa chinesa se encontrou no Palácio do Planalto com o presidente Lula e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), em Brasília, encontro que selou a abertura da planta em Camaçari.
*O jornalista viajou a convite da BYD do Brasil