Economia São José dos Campos (SP) tem saldo positivo de 1.266 empregos em abril

São José dos Campos (SP) tem saldo positivo de 1.266 empregos em abril

Número de empregos formais gerados no município vem subindo gradativamente desde o início do ano

  • Economia | Do R7 Conteúdo e Marca

A prefeitura da cidade paulista continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional

A prefeitura da cidade paulista continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional

Adenir Britto/PMSJC

Pelo quarto mês consecutivo, São José dos Campos voltou a registrar saldo positivo de empregos no mês de abril com 1.266 postos de trabalho com carteira assinada. Desde o início do ano, a cidade contabilizou um total de 2.877 novos empregos formais. Nos últimos 12 meses, o saldo positivo chega a 9.128 vagas, números já atualizados com ajustes mensais.

Os números de abril foram divulgados na segunda-feira (6) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência.
Desde o início do ano, o número de empregos formais gerados em São José dos Campos vem subindo gradativamente.

Em janeiro foram registrados 425 empregos com carteira assinada, em fevereiro o saldo subiu para 544 e em março foram gerados 904 novos postos de trabalho. Na avaliação de técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, o crescimento contínuo demonstra um ambiente de negócios favorável na cidade. A expectativa para os próximos meses é positiva com a previsão da chegada de novas empresas e abertura de novos negócios, além da ampliação dos empreendimentos já instalados no município.

Setores
O setor de Serviços foi novamente que mais contribuiu com o resultado em abril, de acordo com o Caged. Foram 625 vagas de emprego no município, seguido pela Indústria (307 vagas) e pelo Comércio, com saldo positivo de 202 postos de trabalho. Outra boa notícia foi que o setor de construção civil voltou a registrar saldo positivo com 129 empregos de carteira assinada criados em abril.

De acordo com a metodologia do Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões no período. Para o cálculo, são considerados apenas empregos dentro do mercado formal de trabalho, com carteira assinada.

Qualificação profissional
A Prefeitura continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional para aumentar as chances de contratação dos candidatos a uma vaga de emprego em São José.

No ano passado, o programa Qualifica São José ofereceu 25 mil vagas em cursos gratuitos em diversos segmentos, tais como Marketing Digital, Inglês para o dia a dia, Organização de Negócios, Finanças e Cuidados de Idosos, entre outros.

Para 2022, a meta é superar o número de cursos oferecidos no ano anterior com a abertura de 27 mil oportunidades. O aumento das vagas e a criação de novos cursos está previsto no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos do programa Qualifica São José são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou à distância.

Últimas