Produção de produtos farmacêuticos dispara 18,6%
PixabayO primeiro avanço da indústria em três meses, registrado em agosto, ocorreu com a expansão na produção de três das quatro grandes categorias econômicas e de 18 dos 25 ramos industriais pesquisados mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O destaque do mês foi o segmento de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que disparou 18,6%, desempenho que intensifica a expansão de 9,3% registrada em julho, com ganho acumulado de 29,6% no bimestre.
Para André Macedo, analista responsável pela PIM (Pesquisa Industrial Mensal), o desempenho do ramo é caracterizado pela volatilidade. "Essas altas também têm relação com a base de comparação depreciada anterior", diz ele ao ressaltar que o segmento teve três meses (abril, maio e junho) de taxas negativas, com uma perda acumulada de 18,1% no período.
O mês também foi marcado pelo avanço da indústria de veículos automotores, reboques e carrocerias (5,2%) e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (16,6%), que voltaram a crescer após recuo nos últimos meses.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Entre junho e julho, a perda acumulada foi de 9,7% para a indústria de veículos e de 18,4% para a de equipamentos de informática e eletrônicos. "Os dois segmentos seguem uma lógica parecida com a do setor farmacêutico", observa Macedo.
"[Os ramos] crescem muito por causa dos recuos anteriores, partindo de uma base mais baixa de comparação", explica o pesquisador. “Exemplifica um pouco do perde-ganha que vem se mostrando a indústria nacional”, completa ele.