Logo R7.com
RecordPlus

‘Temos um grande caminho a percorrer na busca por uma maior renda’, diz economista

Dados preliminares do Censo de 2022 mostram que mais de um terço dos trabalhadores do Brasil recebe até um salário mínimo

Economia|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Mais de um terço dos trabalhadores no Brasil recebe até um salário mínimo, segundo o Censo de 2022.
  • 68% da população ganha até dois salários mínimos, evidenciando a baixa renda média do país.
  • Rodrigo Simões, economista, destaca que o Brasil tem muito a avançar em busca de uma maior renda.
  • São Paulo é a cidade mais populosa, enquanto o Maranhão apresenta o menor rendimento salarial de R$ 1.855,00.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Segundo dados preliminares do Censo de 2022, mais de um terço dos trabalhadores do Brasil recebe até um salário mínimo. Os números foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre os maiores rendimentos, estão os dos homens, de pessoas brancas e amarelas e de moradores da região Centro-Sul do país.


Leia mais

Os números mostram que 68% da população recebe até dois salários mínimos, evidenciando a baixa renda média do país. É o que comenta Rodrigo Simões, economista e professor da Faculdade do Comércio, em entrevista ao Conexão Record News.

“O Brasil, apesar de ter um grande futuro, de ser um país rico, de estar caminhando para isso, nós somos um país de renda média baixa. Você tem dois terços da população recebendo dois salários mínimos [...] Nós temos um grande caminho a percorrer na busca por uma maior renda”, o professor comenta.


Simões destaca outros dados divulgados no Censo. “A cidade de São Paulo possui a maior população, 11,5 milhões de pessoas. A cidade do Rio de Janeiro decresceu em número de pessoas, -1,70%. João Pessoa teve o maior índice e o menor rendimento salarial foi no Maranhão, de R$ 1.855,00”, completa.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.