Economia Tira-dúvidas IR: Comprei um carro para minha filha, como declarar?

Tira-dúvidas IR: Comprei um carro para minha filha, como declarar?

Leitores podem enviar perguntas pelas redes sociais do R7, que serão respondidas pelo site em parceria com o CRCSP

Perguntas devem ser enviadas pelas redes sociais

Perguntas devem ser enviadas pelas redes sociais

Arte/R7

O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde as dúvidas dos leitores sobre o IR 2021. Para participar, basta mandar sua pergunta por Facebook ou Instagram, que terá a resposta publicada pelo site ao longo do período de entrega da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. O prazo termina no dia 30 de abril.

Leia também: Como declarar saque emergencial do FGTS no Imposto de Renda 2021

Pergunta: Comprei um carro para a minha filha. Como eu e ela declaramos o imposto de renda? (Da leitora @taniaduarte.duarte.52)

Tania, existem duas maneiras de vocês declararem este carro, tudo vai depender de como vocês declaram o imposto de renda:

1ª opção: Caso sua filha seja dependente na sua declaração, você deverá declarar em "bens e direitos", informando a descrição completa deste carro, e informar que é de propriedade da dependente. Também deverá informar em "rendimentos isentos" o valor do carro doado para a sua filha no CPF dela. Sua filha irá declarar a doação recebida pelo valor total do carro, informando o CPF da doadora e em doações efetuadas você irá informar o valor do carro doado para a sua filha no CPF dela. Mesmo sendo declarações em conjunto essas informações são separadas por CPF.

2ª opção: Caso vocês declarem imposto de renda de forma separada:

a) Se vocês considerarem como doação: mãe, informar na ficha doações efetuadas os dados da filha e o valor total do carro pago; filha, deverá informar em rendimentos isentos e não tributáveis (doações e heranças), colocando o valor total da doação (valor do carro) e na ficha de bens e direitos declarar também o veículo adquirido em seu nome, lembrando que transações de doação acima de 2.500 UFESPs haverá incidência de 4% de ITCMD; ou

b) Se vocês considerem como empréstimo: mãe, deverá informar na ficha de bens e direitos (outros bens) o crédito que possui junto a filha (valor total do carro); filha, deverá informar (em dívidas e ônus) o montante devido para a mãe (mesmo valor) e na ficha de bens e direitos informar também o veículo adquirido em seu nome.

ARTE IR 2021, ARTE IMPOSTO DE RENDA 2021 INFORMAÇÕES GERAIS

ARTE IR 2021, ARTE IMPOSTO DE RENDA 2021 INFORMAÇÕES GERAIS

ARTE/R7

Últimas