Economia Todos os 30 setores da indústria operam com confiança em alta

Todos os 30 setores da indústria operam com confiança em alta

Otimismo cresceu em 21 áreas, ficou estável em duas e recuou em sete na passagem de julho para agosto, aponta CNI

  • Economia | Do R7

Confiança industrial segue disseminada pelo quarto mês consecutivo

Confiança industrial segue disseminada pelo quarto mês consecutivo

Stringer/Reuters

Empresários de todos os 30 segmentos da indústria estão com a confiança em alta neste mês de agosto, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (24), pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O resultado aponta para o quarto mês seguido de otimismo disseminado do setor, com todas as áreas em operação acima da linha de corte de 50 pontos.

Na comparação com julho, o resultado foi guiado pelo crescimento da confiança em 21 das 30 áreas pesquisadas e não variou em três. Nos sete segmentos em que o otimismo recuou, a confiança se manteve elevada, com a queda inferior a 1 ponto percentual em seis deles.

Os destaques positivos da indústria são os segmentos de máquinas e equipamentos (66,6 pontos), químicos (65,9), máquinas aparelhos e materiais elétricos (65,1) e produtos metálicos (65).

“O setor manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, por exemplo, registrou a queda de confiança mais intensa. Mas o indicador passou de 63,9 pontos para 60,2 pontos, o que demostra que a confiança ainda segue alta e disseminada”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Entre as regiões, a situação mais favorável é apresentada no Norte (66 pontos), seguido pelo Sul (64,6), Centro-Oeste (62,6), Nordeste (61,9) e Sudeste (60,9). Entre as localidades, apenas o Centro-Oeste apresentou queda no otimismo entre julho e agosto.

O levantamento contou com 2.383 empresas, sendo 949 pequeno porte, 860 médio porte e 574 de grande porte, entre 2 e 11 de agosto. O indicador varia de 0 a 100 e representa que há confiança sempre que figura acima dos 50 pontos.

Últimas