UE vai zerar tarifas para 92% das exportações do Mercosul com novo acordo
Nota conjunta diz que tratado garante acesso preferencial ao mercado europeu para quase todas as exportações do bloco
Economia|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A União Europeia vai eliminar tarifas de importação para 92% das exportações do Mercosul, no valor aproximado de US$ 61 bilhões, com a assinatura do Acordo de Associação e do Acordo Interino de Comércio entre os dois blocos, anunciada neste sábado (17) por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Segundo nota conjunta, além da eliminação das tarifas, outros 7,5% das exportações do Mercosul, equivalentes a cerca de US$ 4,7 bilhões, terão acesso preferencial ao mercado europeu, beneficiando quase a totalidade dos produtos vendidos pelo bloco à União Europeia, terceira maior economia do mundo, com cerca de 450 milhões de consumidores e 15% do PIB global.
O comunicado afirma que os acordos criam um marco integral e equilibrado para o intercâmbio de bens e serviços, investimentos e desenvolvimento econômico, além de fortalecer as relações comerciais, políticas e de cooperação entre a América do Sul e a Europa.
Leia mais
A assinatura foi feita pelos ministros das Relações Exteriores dos países do Mercosul e pelo comissário de Comércio e Segurança Econômica da União Europeia, com a participação das principais autoridades dos dois blocos na cerimônia.
De acordo com a nota, o acordo amplia de forma significativa o acesso do Mercosul ao mercado europeu, melhora as condições de comércio e fortalece a competitividade das empresas da região, além de estabelecer mecanismos de cooperação em áreas estratégicas para o crescimento econômico e social.
Os países do Mercosul afirmam ainda que a assinatura consolida uma relação estratégica de longo prazo com a União Europeia, com compromisso com a integração regional, o desenvolvimento e a cooperação internacional, e deve gerar benefícios concretos para cidadãos, empresas e economias dos dois blocos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















