Economia Uma em cada três viagens de lazer é para ir à praia, aponta IBGE

Uma em cada três viagens de lazer é para ir à praia, aponta IBGE

Pnad Turismo mostra que busca por sol e praia durante as viagens de lazer é predominante em quase todas as faixas de renda 

  • Economia | Alexandre Garcia, do R7

Praia foi escolha de 34,3% dos viajantes no 3° trimestre de 2019

Praia foi escolha de 34,3% dos viajantes no 3° trimestre de 2019

Alexandre Macieira/Riotur - Arquivo

Mais de um terço (34,3%) das viagens por motivo pessoal realizadas no terceiro trimestre de 2019 teve como destino regiões de praia, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (12), pela primeira edição da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Turismo.

De acordo com o estudo, as motivações pessoais representam 86,5% das viagens realizadas pelos brasileiros no período. As razões culturais motivaram 27,2% dos trajetos feitos por razões pessoais e o ecoturismo, 25,6%.

“Em quase todas as classes de rendimento o turismo de lazer que busca sol e praia foi predominante, frente às demais modalidades. Já na classe dos que ganham quatro salários mínimos ou mais, o turismo cultural apresentou maior participação”, destaca o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia mais: Falta de dinheiro impede metade dos brasileiros de viajar, diz IBGE

Do total de viagens pessoais, 36,1% ocorreu em visita a parentes, 31,5% em busca de lazer e 17,5% para tratamento, consultas médicas, cirurgias, atendimento psicológico e visitas a spas, centros termais ou retiros.

Em termos de hospedagem, a principal escolha dos brasileiros foi pela casa de amigos ou parentes, que representam quase metade (47,3) de todas as opções. Na sequência, aparecem as opções por hotel ou flat (17,3%), pousadas (4,8%) e imóvel próprio (2,8%). Outras opções somam 27,9%.

Apesar da participação “pouso relevante” em quase todos os Estados brasileiros, as hospedagens em pousadas foram significativas para os viajantes que foram até a cidade do Rio de Janeiro, com 10,4% das citações.

São Paulo é o destino mais procurado para viagens nacionais

Últimas