União Europeia envia carta ao Brasil prometendo assinatura com o Mercosul em janeiro
Em carta a Lula, europeus citam entraves internos no Conselho da UE e adiam formalização da parceria durante a cúpula de Foz do Iguaçu
Economia|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa sexta-feira (19), lideranças da União Europeia reafirmaram o compromisso de concluir, em janeiro, a assinatura do acordo de parceria entre o bloco europeu e o Mercosul.
“Gostaríamos de transmitir nosso firme compromisso de proceder à assinatura do Acordo de Parceria UE-Mercosul e do Acordo Comercial Provisório no início de janeiro”, afirma o documento, assinado pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A União Europeia lamenta que a formalização não ocorra durante a cúpula do Mercosul, realizada neste sábado (20), em Foz do Iguaçu. Segundo a carta, o adiamento decorre da necessidade de concluir procedimentos internos no Conselho da UE para autorizar o ato oficial.
Apesar do atraso, os líderes europeus garantem empenho para finalizar as etapas restantes sem novos adiamentos.
No texto, Costa e von der Leyen também destacam a liderança e o envolvimento pessoal de Lula no avanço das negociações.
Para a União Europeia, os acordos representam a base para o fortalecimento das relações políticas, econômicas e estratégicas entre os dois blocos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














