Logo R7.com
RecordPlus

Vai assistir aos jogos do Brasil nos EUA? Confira 7 dicas para passar pela imigração americana sem transtornos

Especialista em visto americano alerta os turistas para ficarem atentos às regras

Economia|Do R7

  • Google News
Motivos mais comuns para a negativa de um visto envolvem a intenção do solicitante e a finalidade do visto requerido CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO CONTEÚDO - 07.05.2012

Quem está com viagem marcada para os Estados Unidos para acompanhar os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, em 2026, ou para as Olimpíada de Los Angeles, em 2028, deve ficar atento. Gianluca Ferro, especialista em visto americano há mais de 10 anos, orienta sobre os cuidados na hora de tirar o visto.

“Para evitar problemas com a imigração americana, é essencial manter coerência entre o visto, o DS-160 e o motivo real da viagem. Use o visto apenas para a finalidade concedida, saiba explicar com clareza onde ficará hospedado, por quanto tempo permanecerá nos Estados Unidos e tenha vínculo claro com o Brasil. Responda sempre com objetividade e verdade às perguntas do oficial de imigração, evite permanências longas ou entradas frequentes como turista e nunca exerça qualquer atividade de trabalho com visto de turismo”, esclarece Gianluca.


O especialista, ainda, orienta sobre o que o oficial de imigração costuma perguntar. “As perguntas mais comuns envolvem o motivo da viagem, tempo de permanência, local onde ficará hospedado, profissão no Brasil e histórico de viagens anteriores. As respostas devem ser objetivas, verdadeiras e coerentes com o visto concedido. Vale mencionar que mentir é considerado uma infração grave. Isso pode resultar em recusa de entrada, cancelamento do visto e até dificuldades futuras para novas solicitações”, ressalta Ferro, que soma mais de 90 mil solicitantes aprovados em todos os estados do Brasil, além de clientes atendidos e aprovados em países da Europa, Ásia e Canadá.

Confira as seis dicas do especialista

1 - Atente-se ao prazo da sua estadia.


Em geral, a imigração americana concede um período de permanência de até 180 dias (6 meses). No entanto, estadias prolongadas nos EUA, mesmo dentro do prazo permitido, podem ser consideradas incompatíveis com o objetivo de turismo. Isso pode gerar dificuldades em futuras entradas no país ou até mesmo impactar a renovação do seu visto. Viagens que ultrapassem 60 dias apresentam um risco maior de complicações futuras.

2 - Leve uma quantia em dinheiro vivo


Recomendamos pelo menos 1.000 dólares em espécie e um cartão de crédito internacional. Esses itens são importantes para demonstrar que você possui recursos financeiros suficientes para a viagem, caso solicitado pela imigração.

3 - Tenha a passagem de retorno e a reserva do hotel em mãos, preferencialmente, impressas


Não é raro que peçam para ver a passagem de retorno para o Brasil ao passar na imigração americana. Já sobre a reserva de hotel, se optar por Airbnb, verifique as leis do estado ou cidade de destino, pois, algumas localidades nos EUA impõem restrições a aluguéis de curto prazo.

4 - Cuidado com despedidas em redes sociais

Despedidas em redes sociais podem causar problemas. As autoridades de imigração têm utilizado cada vez mais as redes sociais para verificar as intenções de viajantes nos EUA, e mensagens desse tipo podem ser interpretadas de forma equivocada, colocando sua entrada no país em risco.

5 - Dê respostas curtas e diretas

Por exemplo: “Quanto tempo vai ficar?” - “5 dias.” / “O que veio fazer?” - “Turismo.” Evite detalhes desnecessários.

6 - A imigração pode vasculhar o seu celular.

Isso inclui verificar aplicativos como whatsApp, instagram, facebook, suas fotos, contatos telefônicos e qualquer conteúdo que possa sugerir a intenção de morar ou trabalhar ilegalmente nos EUA. Essa medida, embora incomum, já resultou na deportação de várias pessoas.

7 - Se for “convidado” para a salinha, mantenha a calma.

Essa situação, embora desconfortável, é comum. Responda apenas às perguntas que entender claramente, evitando respostas incorretas ou divergentes que possam causar problemas. Sempre diga a verdade, pois mentiras podem gerar contradições e aumentar o risco de deportação. Vale destacar que, apesar de muitas pessoas passarem pela salinha diariamente, a deportação é rara. Seguindo as dicas acima, as chances de enfrentá-la são mínimas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.