Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Valor médio do aluguel residencial em SP tem ligeira queda em 2021

Preço dos novos contratos de locação na capital paulista teve variação negativa de 0,45% no acumulado do ano, mostra Secovi

Economia|Do R7

Preço das locações subiu 0,4% em dezembro
Preço das locações subiu 0,4% em dezembro

O valor médio do aluguel residencial na cidade de São Paulo (SP) recuou 0,45% no acumulado de 2021, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais).

Com o recuo, o valor das locações segue bem abaixo do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), indicador utilizado na maioria dos reajustes de aluguel, que registrou variação de 17,78% em igual período.

A ligeira queda do indicador no ano ocorre mesmo com a variação positiva de 0,4% do valor das locações ao longo do mês de dezembro. Na análise por número de dormitórios, os valores registraram aumento em dezembro. Os imóveis de três quartos subiram 0,6%, seguidos pelas unidades de dois dormitórios, com alta de 0,4%, e de um quarto, com incremento de 0,3%.

O fiador foi o tipo de garantia mais frequente entre os inquilinos, respondendo por 46% dos contratos de locação firmados em dezembro. O depósito de três meses de aluguel foi a segunda modalidade mais usada – cerca de 38,5% escolheram essa forma de garantia. O seguro-fiança foi o tipo de garantia pedido por 15,5% dos proprietários.

O IVL (Índice de Velocidade de Locação), que avalia o número de dias que se espera até que se assine o contrato de aluguel, mostrou que o período de ocupação foi de 29 a 80 dias. Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas e os sobrados, que tiveram contrato finalizado de 29 a 56 dias. Os apartamentos tiveram um ritmo de escoamento mais lento, entre 31 e 80 dias.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.