Economia Venda de veículos automotores cai 8% em janeiro, aponta Fenabrave

Venda de veículos automotores cai 8% em janeiro, aponta Fenabrave

Comercialização de 274.093 veículos automotores representa uma queda de quase 25% na comparação com dezembro

  • Economia | Da Agência Brasil

Dados levam em contra informações do Renavam

Dados levam em contra informações do Renavam

Leticia Moreira/Folhapress - 1.4.2011

A quantidade automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários vendidos no Brasil em janeiro foi de 274.093 unidades, número 8,16% a menos do que ao registrado no mesmo mês do ano passado. Em relação a dezembro de 2020, as vendas tiveram retração ainda maior, de 24,52%.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (2) pela da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), estão baseados em informações do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Leia mais: Falta de peças nas fábricas faz preço dos seminovos disparar

“Já vínhamos acompanhando as dificuldades que as montadoras, de forma geral, estão enfrentando com relação ao fornecimento de peças e componentes. Esse gargalo se intensificou em janeiro, diminuindo, ainda mais, a oferta de produtos. Outros fatores relevantes impactaram nos resultados, como a segunda onda da pandemia da covid-19”, disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

Em janeiro, as vendas do segmento de automóveis e comerciais leves totalizaram 214.265 unidades, 11,7% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado. Em relação a dezembro de 2020, houve uma queda ainda maior, de 30,1%.

“Historicamente, o mês de janeiro costuma apresentar uma pequena retração nas vendas, já que os gastos das famílias aumentam nesse primeiro mês do ano com matrículas e materiais escolares, IPVA, entre outras despesas”, disse Alarico Assumpção.

Civic e Corolla foram os veículos mais procurados de 2020

Últimas