Via Varejo encontra indícios de fraude contábil e estima impacto de até R$1,4 bi no 4º tri
Economia|Do R7
SÃO PAULO (Reuters) - A Via Varejo anunciou nesta quinta-feira que a investigação interna que conduziu após receber em novembro denúncias anônimas encontrou indícios de fraude contábil que deve impactar o resultado do quarto trimestre em até 1,4 bilhão de reais.
As ações da companhia, que antes do anúncio lideravam as altas do Ibovespa, com valorização de mais de 8%, reverteram rapidamente e passaram a recuar 3,1 nos ajustes após o fechamento do mercado.
"Estima-se que o impacto combinado dos ajustes decorrentes tanto da investigação... resultará em ajustes da ordem de 1,2 bilhão a 1,4 bilhão nos resultados do quarto trimestre, com impacto no patrimônio líquido da companhia entre 800 milhões e 940 milhões de reais", afirmou a Via Varejo em fato relevante ao mercado, acrescentando que espera que os valores gerem um efeito no caixa da companhia nos próximos três a quatro ano.
"A administração avalia que os ajustes descritos acima não impactarão de maneira adversa e relevante seu fluxo de caixa, sua condição financeira e operacional ou sua capacidade de honrar compromissos", afirmou a Via Varejo, informando que iniciou uma terceira fase da investigação, mas não estimou quando poderá ser concluída.
Dentro das análises realizadas pela gestão que assumiu o comando da empresa em meados deste ano, a Via Varejo também afirmou que encontrou créditos fiscais de cerca de 600 milhões de reais referentes a PIS/Cofins e ICMS que estão sob avaliação de auditores independentes da empresa, dona das bandeiras Ponto Frio e Casas Bahia.
None
(Por Alberto Alerigi Jr.)














