30 melhores notas por escola mudam ranking do Enem
Há apenas cinco escolas com mais de cem alunos entre as 50 melhores médias
Educação|Do R7

No ranking geral do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013, escolas pequenas dominaram as primeiras posições, mas, quando a análise recai para os 30 melhores alunos de cada colégio, a listagem se modifica e grandes unidades aparecem no topo. Com esse critério, há apenas cinco escolas com mais de cem alunos entre as 50 melhores médias — na lista geral, são 19 no topo.
Na cidade de São Paulo, as duas primeiras posições eram ocupadas no ranking geral por escolas com menos de 70 alunos. Na classificação feita a partir do desempenho dos 30 melhores, escolas com mais de 240 alunos passam a liderar.
Comparar escolas que têm muitos alunos com unidades pequenas acaba sendo favorável para o segundo grupo, uma vez que a média dessas tende a ser maior. Essa tem sido uma crítica recorrente de escolas e especialistas em educação ao formato de divulgação do Enem.
Pela primeira vez, a média dos 30 melhores alunos de cada escola foi divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.
Escolas com menos alunos lideram ranking do Enem
O presidente do Inep, Francisco Soares, disse que "um dos esforços foi comparar escolas de tamanho diferentes".
— Posso ter uma escola grande, mas quando olhada pelos seus 30 melhores alunos, é tão boa quanto escolas pequenas. E pode ser melhor estar em escolas maiores, que têm todo tipo de aluno.
Na lista dos melhores entre os melhores, o Colégio Bernoulli, de Minas, figura na 1ª colocação do País — a escola, que teve 300 participantes no Enem, já havia conseguido a 2ª colocação geral. Enquanto sua média total é de 722,64, os 30 melhores alunos obtiveram 806,70. A nota objetiva engloba matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza.
O 1º colocado no ranking geral, por exemplo, o Objetivo Integrado, de São Paulo, cai para a 15ª colocação no Brasil e 4ª na capital com essa comparação. A escola tem apenas 44 alunos, todos participantes do Enem.
O Bandeirantes, com 440 participantes no Enem, aparece na 1.ª colocação da capital paulista e do Estado de São Paulo com esse critério. Fica em 2.º no Brasil.
Saiba o resultado do Enem 2013 clicando aqui
O diretor do colégio, Mauro de Salles Aguiar, disse que esse resultado "não é artificial, porque nem o Bernoulli nem o Bandeirantes montaram um colégio especial com os melhores alunos para se sair bem".
Subida
O Etapa subiu da 66ª posição geral para a 3ª no País — fica em 2º na capital e no Estado. É a escola com mais alunos no Enem entre as mais bem colocadas: 526. "Fazer educação boa inclui alunos que não são de ponta. Essa divulgação é uma forma de combater a proliferação de escolas de poucos alunos", disse o diretor do Etapa, Carlos Eduardo Bindi.
Para o professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Carlos Cipriano Luckesi, os bons resultados são reflexo de grandes investimentos. "Esses grandes colégios investem muito dinheiro e têm muitos estudantes para suportar toda essa estrutura." Procurada, a direção do Objetivo Integrado não respondeu. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.










